O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quarta-feira (07) da inauguração oficial da primeira unidade industrial da Lacticínios Tirol no Paraná, em Ipiranga, nos Campos Gerais – os testes assépticos, que antecedem a produção comercial, foram iniciados em abril na nova planta. O complexo de 33,1 mil metros quadrados de área construída vai gerar 160 empregos diretos neste primeiro momento, além de outras centenas de vagas indiretas. O investimento por parte da empresa foi de R$ 152 milhões.
A capacidade inicial de produção da unidade, com foco de leite longa vida (UHT), será de 600 mil litros por dia, com potencial de expansão para até 1,2 milhão de litros. “Com a Tirol, o Paraná passa a abrigar mais uma grande empresa do País. Uma conquista importante para a geração de emprego e renda na região dos Campos Gerais, sem contar o fortalecimento da nossa bacia leiteira”, afirmou o governador. “A empresa nos ajuda também ao funcionar como uma espécie de cartão de visitas, atraindo mais investimentos para o Paraná. E, por consequência, mais emprego, renda e desenvolvimento em todo o Estado”.
Ratinho Junior lembrou que o Paraná é a segunda unidade da federação que mais produz leite no Brasil. São, em média, 4,4 bilhões de litros por ano, inferior apenas a Minas Gerais, com 8,9 bilhões de litros/ano, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2018). Em dez anos, destacou ele, a produção paranaense cresceu cerca 55% – em 2008 era de 2,8 bilhões de litros.