Falar em ir ao dentista assusta muita gente, mas não a ursa Kiopaa, moradora do Zoo de Curitiba desde agosto do ano passado. A última sexta-feira (2/7) foi dia de tratamento dentário para ela, mas todo o procedimento – da remoção da ursa de 179 quilos à cirurgia – foi feito na maior tranquilidade, enquanto ela dormia – literalmente – como um urso.
Kiopaa foi levada ao Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná (HV-UFPR), no bairro Cabral. Desde a sedação até o retorno ao recinto, todo o processo foi acompanhado pelas equipes do Zoológico e da Universidade. A necessidade do tratamento foi percebida na rotina diária e por exames preventivos feitos pela equipe da UFPR.
Para a chefe do Zoo, Ana Sílvia Passerino, é um cuidado que faz toda a diferença. “Descobrimos o problema dela na rotina diária de cuidados e essa parceria com a universidade garante que a Kioppa – e outros dos nossos animais – tenham um diagnóstico completo, um tratamento especializado e uma melhor qualidade de vida”, destaca.
O professor de Medicina Zoológica e Odontologia Veterinária, Rogério Lange, reforça que com esse tratamento a ursa, que já é idosa, terá mais alguns anos sem alteração na rotina.
“Nosso objetivo é frear a contaminação que ocorreu com a necrose dos tecidos em razão da fratura que identificamos no canino para que ela viva sem dor e da melhor maneira possível”, explica Lange.
De volta ao seu recinto desde o final da tarde de sexta-feira, Kiopaa em breve estará pronta para saudar os curitibinhas que visitam o Zoo.