Fica na Rua Cruz Machado, no Centro de Curitiba, um novo logradouro da cidade destinado a homenagear as vítimas da covid-19 e os profissionais dedicados ao seu combate desde o início da pandemia, em 2020. O Largo da Saúde foi entregue na manhã desta quarta-feira (30/6) pelo prefeito Rafael Greca.
“Que fique como memória desse tempo de provação pelo qual todos nós passamos e, na paisagem, como orgulho de Curitiba pela sua equipe de saúde”, disse o prefeito, lembrando que ele está entre os mais de 220 mil curitibanos recuperados. “Entregamos esse espaço à cidade em memória a todos os nossos que se foram”, completou.
Greca citou entre os homenageados a enfermeira Valdirene Aparecida dos Santos Ferreira; o comandante da Guarda-Municipal, Odgar Nunes Cardoso; o vereador Jairo Marcelino; o vice-prefeito emérito de Curitiba Algaci Túlio; e o médico Willian Quinto Maldonado.
O espaço, de pouco mais de 200 metros quadrados, fica na esquina com a Rua Visconde de Nacar e é composto por três painéis – dois deles trazem obras de Antônio Maia, representando o “Espírito dos Pinhais”, e o terceiro, um poema do escritor uruguaio Eduardo Galeano, um tributo às vítimas da pandemia.
Foi executado calçamento em petit pavê e concreto, com melhoria na acessibilidade e iluminação cênica, recuperando a paisagem urbana de uma área que se encontrava ociosa. A obra é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Acompanharam a entrega o vice-prefeito Eduardo Pimentel, as secretárias municipais da Saúde, Márcia Huçulak, e do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior; a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion Mello; e familiares dos homenageados.