Com 100% de abastecimento de água tratada e 97% de coleta e tratamento de esgoto, Curitiba é, pelo quinto ano consecutivo, a capital mais saneada do país, de acordo com o ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). A cidade é também a única capital na categoria rumo à universalização dentro do estudo divulgado nesta terça-feira (15/6), em evento online.
O Ranking ABES da Universalização do Saneamento é realizado desde 2017. Nesta manhã, o evento contou com a participação da secretária do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, representando o prefeito Rafael Greca. “Curitiba não para, apesar dos bons índices”, destacou a secretária. “Continuamos investindo para cumprir as metas do nosso Plano Municipal de Saneamento Básico, que tem, entre os objetivos, a substituição de redes antigas de água e esgoto”, lembrou.
Ainda de acordo com a secretária, Curitiba já é, há bastante tempo, referência na gestão de resíduos sólidos. “Temos atendimento para toda a população com cinco tipos de coleta: lixo domiciliar, coleta seletiva para o lixo reciclável, coleta para os resíduos vegetais, coleta de resíduos perigosos e os ecopontos para recebimento de resíduos de construção e entulhos”, enumerou.