Na noite desta segunda-feira, o Democratas (DEM) expulsou o deputado federal Rodrigo Maia (RJ), ex-presidente da Câmara dos Deputados, do partido.
“Após garantir o amplo direito de defesa ao parlamentar, os membros da Executiva apreciaram o voto da relatora, deputada Prof. Dorinha. A comissão nacional, à unanimidade de votos, deliberou pelo cometimento de infração disciplinar, e consequente expulsão do deputado“, afirmou o partido em nota oficial.
A saída de Rodrigo Maia do DEM já era esperada há alguns meses, mas a nota da legenda surpreendeu por seu conteúdo ríspido, o que reflete um processo de desgaste intenso.
O ápice do conflito foi durante a eleição para a Presidência da Câmara, quando a legenda apoiou o candidato apoiado por Bolsonaro, Arthur Lira (PP-AL), em detrimento ao candidato apoiado por Maia, Baleia Rossi (MDB-SP).
Maia afirmou várias vezes que foi uma traição do presidente do DEM, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto. Mas a grande verdade é que as dificuldades dele com o Democratas começaram quando o “centrão” se aproximou do presidente Jair Bolsonaro, com quem o deputado tem divergências explícitas.
Nota Oficial do DEM
“Em reunião realizada nesta segunda-feira (14), a Executiva Nacional do Democratas decidiu expulsar o deputado Rodrigo Maia (RJ) de seu quadro de filiados.
Após garantir o amplo direito de defesa ao parlamentar, os membros da Executiva apreciaram o voto da relatora, deputada Prof. Dorinha.
A comissão nacional, à unanimidade de votos, deliberou pelo cometimento de infração disciplinar, e consequente expulsão do deputado.
Executiva Nacional do Democratas”