Tem sido cada vez mais desafiante para as empresas terem líderes capacitados e que façam com que a equipe esteja sempre disposta, empenhada e proativa. Muitas vezes, todas essas importantes características para quem quer se destacar no mercado de trabalho são moldadas com mais facilidade quando o colaborador encontra bons exemplos nos cargos de chefia. Por isso, é importante que o CEO da empresa esteja sempre atento ao que está acontecendo na companhia e seja um líder ativo.
De acordo com a headhunter e professora do ISAE Escola de Negócios, Cristiane Ribas, o CEO é o responsável pela gestão direta de todas as áreas uma empresa. ‘‘Esse é o executivo de mais alto escalão, cujas responsabilidades principais incluem tomar grandes decisões corporativas, gerenciar as operações gerais e os recursos de uma empresa, atuando como o principal ponto de comunicação entre o conselho de administração ou diretorias, as operações corporativas e representá-la publicamente’’, afirma a especialista.
Segundo a professora, ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar, o CEO não precisa ser o dono da companhia. ‘‘Sobre quem ocupa esta cadeira, pode haver alguma confusão entre empresas de gestão familiar e multinacionais. Na empresa familiar, usualmente o cargo é ocupado pelo dono, o fundador, ou alguém da família. Já em empresas de gestão multinacional, é comum se buscar um profissional de mercado com experiência consolidada em empresas de porte similar, ou em seu segmento de atuação’’, destaca Cristiane.
Como ser um bom CEO
Para a professora do ISAE, maior escola de negócios do Paraná, há alguns requisitos para ser um CEO. ‘‘Em um planejamento de carreira estruturado e efetivo, o preparo de um profissional para alcançar o cargo de maior importância em uma empresa vem desde cedo, desde a escolha da profissão’’, diz. ‘‘Alguns cursos são essenciais para o aprendizado da profissão, alguns deles são o de administração, gestão financeira e direito. Além disso, é preciso que esse futuro CEO tenha características como liderança, inteligência emocional, comunicação, visão sistêmica, mentalidade de crescimento, flexibilidade e visão de futuro’’, afirma.
A especialista também deu algumas dicas práticas que podem ajudar um profissional a crescer na carreira e atingir o objetivo de liderar uma empresa. ‘‘Focar sua atenção no que é importante para a empresa: seu produto, mercado, setor, concorrência. Fazer sempre a pergunta a si mesmo também é importante ‘conhecendo o mercado de atuação, como posso agregar mais valor para a empresa?’’’, destaca, Cristiane. ‘‘Outros passos importantes são: criar e cultivar uma cultura corporativa; ajudar a quebrar obstáculos que impeçam o crescimento dos outros; delegar funções; e comunicar-se’’, completa.