A Policia Civil deve cumprir 15 mandatos de busca a apreensão contra organização de transporte clandestino de passageiros, que estão envolvidos no tombamento de um ônibus de turismo que matou 19 pessoa em janeiro no Litoral do Paraná.
“No decorrer das investigações, a Polícia Civil do Paraná identificou a existência de uma organização criminosa, que realiza o transporte clandestino de passageiros. Essas empresas se utilizavam de uma liminar para realizar um esquema fraudulento, impossibilitando identificar os usuários e qual a pessoa responsável pelas viagens” disse o delegado Leonardo Carneiro da Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran).
De acordo com o laudo pericial, o motorista do veículo estava dirigindo em alta velocidade e que o freio estava funcionando parcialmente no momento do acidente, além da falta de manutenção do veículo, que foram determinantes para que ocorresse o acidente.
“Ao investigar o caso, tivemos constatações relevantes: primeiro, que o motorista do ônibus dirigia de forma irresponsável e agressiva. Além disso, verificamos através de perícia, que o veículo automotor apresentava péssimas condições de uso e com o sistema de freio prejudicado. Dos seis tambores de freio, apenas um funcionava de forma adequada”,
Os mandados estão sendo cumpridos simultaneamente nas cidades de Belém e Ananindeua, no estado do Pará, e em Florianópolis e São José, em Santa Catarina. A ação contou com o apoio das polícias civis dos dois estados.