Em Curitiba, mães lactantes realizam uma carreata neste sábado (22) para pedir prioridade na vacinação contra a Covid-19. No plano atual do governo apenas gestantes e mulheres em pós-parto de no máximo 45 dias, tem direito a prioridade para a vacinação.
Uma das organizadoras do evento explica quais são as motivações para pedi a prioridade na fila para a imunização.
“Além dos benefícios dos anticorpos passados às crianças pelo leite materno, conforme estudos nos EUA e Israel, imunizar uma mãe é proteger toda uma rede de apoio. A família, que é a base da sociedade, sofre inteira quando a mãe de uma criança amamentada fica doente. Nós defendemos a vacina para toda a população brasileira, porém pedimos prioridade. Além de oferecermos aos nossos filhos a única proteção de anticorpos que eles podem ter neste momento, existem prejuízos psicossociais em perder uma mãe de forma tão precoce”, afirmou a Banda B, Midiane Brasileiro Nogueira, 31 anos, bancária e mãe de Caetano, com 2 meses.
Alguns estados já estão implementando a vacinação para este grupo, como a Bahia. Em Curitiba, foi aprovado no dia 17 de maio por unanimidade na sessão da Câmara Municipal o encaminhamento ao Executivo Municipal de sugestão de ato administrativo para inclusão das lactantes no cronograma de vacinação.
A carreata passará pelo bairro Centro Cívico, em frente à Assembleia Legislativa, Prefeitura e Câmara Municipal de Curitiba a partir das 13h.