Uma das unidades de conservação preferidas dos curitibanos para caminhadas, descanso e contemplação da natureza, o Parque São Lourenço acaba de se tornar o mais novo ponto turístico da cidade com o Memorial Paranista, entregue nesta sexta-feira (14/5).
Além da completa reestruturação do espaço do antigo Centro de Criatividade, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente promoveu uma revitalização de todo o parque.
“A requalificação e cuidado com os espaços urbanos são características da gestão do prefeito Rafael Greca”, lembrou a secretária Marilza Oliveira Dias. “Não poderíamos deixar de fazer ainda mais melhorias em uma unidade tão querida pela nossa população”, completou.
No total, a estrutura do Memorial Paranista e as demais melhorias no São Lourenço receberam investimentos da ordem de R$ 10,6 milhões. Os serviços contemplaram as novas edificações, como a construção da galeria de aço e vidro que dá acesso ao Memorial. O Jardim das Esculturas ganhou elementos de paisagismo da arquitetura paranista e fontes de água, que podem ser contempladas pela população.
Foram feitas, ainda, macrodrenagem para contenção de enchentes, implantação de novo playground, equipamentos de lazer, canteiros, calçadas e ciclofaixas de circulação externa, e nova iluminação. Mais de 1,3 mil árvores nativas também foram plantadas durante os trabalhos de revitalização da unidade.
A homenagem reforça uma característica importante de Curitiba, que é valorizar parques, praças e memoriais como espaços públicos para a população e visitação dos turistas e também de disseminação da cultura de povos e personagens que fazem parte da história da cidade.