Aberta ao público há pouco mais de um mês, em abril, a nova pista pública de skate de Curitiba na Avenida Wenceslau Braz, no Guaíra, já se tornou o “pico” favorito entre skatistas iniciantes, amadores e profissionais da cidade. Ao longo dos 130 metros da pista, os praticantes do esporte encontram os obstáculos mais atualizados que existem para se divertir e treinar em cima das quatro rodinhas.
Apesar de aberta ao público, a pista tem restrições para que os frequentadores se protejam da covid-19.
A obra foi feita pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o projeto foi elaborado pelo arquiteto Frederico Cheuiche de Oliveira e doado à Prefeitura pela Associação Paranaense de Desenvolvimento da Cultura e da Prática do Skate (Pra Skate). Trata-se de uma das maiores, mais modernas e melhores do país, segundo a associação.
A nova pista tem tudo para reafirmar Curitiba como a capital do skate, pois novos atletas devem se formar treinando nas transições (rampas), caixotes no solo, caixotes descendo, corrimãos, escadaria pra pular e várias bordas para criar novas manobras. Neste ano, o esporte deve crescer muito. O skate vai estrear como modalidade olímpica no Japão.
Segundo o skatista curitibano profissional Heverton de Freitas, de 32 anos, a pista da Wenceslau Braz é muito atualizada em nível mundial.
“Algumas manobras que eu não mandava mais estou fazendo agora. Aqui é perfeito para treinar, evoluir e chegar bem nos campeonatos”, disse o skatista que é patrocinado pela empresa Anjuss e foi campeão duas vezes do Campeonato Brasileiro Amador, antigo circuito Drop Dead.
“Essa pista representa muito para a gente. Faz tempo que precisávamos de um espaço adequado para andar de skate, praticar o esporte. Até tem pistas em Curitiba, mas elas são pistas desatualizadas, os obstáculos já são outros hoje em dia”, disse Freitas ao lembrar da tradicional Pista do Gaúcho e do Jardim Ambiental.
Skate plaza
A principal característica da pista da Wenceslau Braz é simular obstáculos encontrados nas ruas e em praças, como desníveis, meios-fios e escadaria. Uma pista para street, mas que também tem rampas menores para quem é iniciante, e maiores, para quem já domina o skate e quer treinar manobras mais complexas e técnicas.