Após Curitiba renovar o decreto de bandeira laranja para apenas mais uma semana, a secretária de saúde Marcia Huçulak, alerta que não é descartada a possibilidade do retorno da bandeira vermelha na capital, se os números de caso de Covid-19 voltarem a subir.
“Em quinze meses de pandemia tivemos várias ondas. Tudo indica que estamos indo para uma quarta. Nossa expectativa com a bandeira é de baixar os casos. Temos uma transmissão de 1.06, um aumento de procura nas unidades básicas, aumento de exames positivados. Ou seja, todo aquele ciclo que vivemos no passado. É horrível, mas, na próxima quarta-feira, se não houver mudança no perfil, vemos novamente para a vermelha”, alertou a secretária de saúde em entrevista ao Tribuna.
Marcia também pontuou o maior risco que as baixas temperaturas podem trazer, facilitando a disseminação do coronavírus em ambientes que tendem ficar menos ventilados nesta época do ano.
Tempo mais frio com ambientes fechados e as pessoas tendem a ficar menos preocupadas. É preciso ventilar e circular o ar, ainda mais agora que temos quadros respiratórios exacerbados”, disse.