O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, 65 anos, recebeu na manhã desta quarta-feira (12/5) a segunda dose da vacina contra a covid-19. A data coincidiu com o Dia Internacional da Enfermagem, uma homenagem ao nascimento da britânica Florence Nightingale, pioneira da enfermagem moderna nascida em 1820.
Acompanhado da secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, que é enfermeira, Greca recebeu o imunizante no Pavilhão da Cura do Parque Barigui e aproveitou a ocasião para agradecer aos profissionais da enfermagem.
“Neste dia auspicioso da enfermagem quero cumprimentar todos os enfermeiros e enfermeiras e por extensão os demais profissionais da saúde que, neste imenso mutirão, no Pavilhão da Cura, promovem a vida em abundância. Vida que todos nós devemos de Deus merecer, a vida que nós queremos que fortaleça em nossa terra e em nossa gente”, disse Greca.
O prefeito chegou por volta das 11 horas e aguardou sua vez na fila, como todos os curitibanos, até ter o nome chamado no monitor de atendimentos. Teve a segunda dose do imunizante (CoronaVac) aplicada pela técnica em enfermagem Maria de Fátima Soares, que há 15 anos é servidora da saúde municipal.
O prefeito agradeceu a profissional que, com outras colegas de profissão, registrou o momento em fotos e vídeos. O grupo se reuniu brevemente para ouvir a homenagem feita em público do prefeito.
“As enfermeiras de braços dados compõe o elo da vitória, da força, da resistência, da capacidade de sermos muito mais fortes do que qualquer dificuldade. Possa o senhor da vida fazer brilhar nesse local e na cidade inteira a força da saúde. Bendito seja Deus”, completou o prefeito.
Emoção
Emocionada, Maria de Fátima, falou sobre o sentimento do ofício praticado diariamente. Ela estima que, desde janeiro, já tenha aplicado mais de 15 mil doses da vacina na população.
“A emoção de vacinar o nosso prefeito é similar à que tive em cada uma das doses que eu apliquei, é a alegria em contribuir para proteger as vidas que por mim passaram”, disse Maria de Fátima.
Greca havia tomado a primeira dose da vacina em 17 de abril, obedecendo naquela data ao cronograma de vacinação para o grupo das pessoas de 65 anos.
Marcia Huçulak, que é enfermeira e especialista em saúde pública, também aproveitou a oportunidade do encontro com as equipes de enfermagem para parabenizar os profissionais da área.
“O enfermeiro é o profissional do cuidado, atua desde o nascer ao morrer. Para nós, esse momento da vacinação tem um significado muito grande, da esperança e da vida. Parabéns a todos os profissionais da equipe de enfermagem da cidade de Curitiba pela dedicação neste ano pandêmico, pelo esforço e por todo o trabalho em prol da vida”, disse a secretária.
Cronograma de vacinação
De acordo com o cronograma de vacinação, nesta quarta-feira estão sendo vacinadas com primeira dose as pessoas com comorbidades com 57 anos ou mais que comprovadamente tenham alguma das 22 doenças preexistentes listada pelo Plano Nacional de Imunização Contra a Covid-19, do Ministério da Saúde.
O empresário João Ricardo Vieira, 58 anos, hipertenso, foi um dos vacinados nesta manhã. Em agosto do ano passado teve covid-19 e precisou de sete dias de internamento hospitalar para se recuperar.
“Agora, com vacina, a vida ganha outra perspectiva. É um recomeçar com mais esperança”, disse Vieira.
A vacinação também continua para a imunização de gestantes, puérperas e pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos.
Paralelamente seguem as vacinas para profissionais da saúde e a aplicação das segundas doses para idosos e profissionais das forças armadas.
O cronograma para o grupo das pessoas com comorbidades foi aberto na terça-feira (11/5), com as pessoas de 59 anos, e seguirá por critério de idade, do mais velho para o mais novo (até 18 anos completos).