Foi no momento em que retirava a filha de um ano do banho que a gerente comercial Renata Viol de Barros, de 37 anos, avistou a aranha que media, segundo ela, tamanho "jamais visto antes" pela família.
O aracnídeo estava no canto do espelho do banheiro do apartamento que fica no oitavo andar de um prédio no bairro Buritis, área nobre da região Oeste de Belo Horizonte.
— Ela [a aranha] tinha praticamente o mesmo tamanho de uma mão adulta aberta.
Preocupada com a possível infestação do aracnídeo na região, Renata publicou a foto no grupo de mensagens do condomínio para alertar as outras famílias. Uma das vizinhas, a administradora Flávia Prado, replicou as imagens em uma página do bairro e o assunto se tornou um dos mais comentados da cidade.
Após a divulgação na página de moradores do Buritis, outras pessoas também relataram que já encontraram aranhas parecidas em casa. "Hoje também recebi uma visitinha. Estava no banheiro", comentou um morador ao responder a postagem com foto de outro aracnídeo.
RECOMENDAÇÕES
Aranhas do tipo armadeiras são da espécie Phoneutria sp, e as consequências da picada variam conforme cada pessoa, porém, pode ser mais grave em acidentes com crianças. Os sintomas incluem dor, inchaço e vermelhidão no local, aceleração cardíaca, aumento de pressão, vômito e diarreias.
Especialistas recomendam que em casos de picadas, o ideal é capturar o animal para que os médicos utilizem o remédio mais adequado no tratamento.