O projeto do vereador Eduardo Castilhos (PL), que coloca líderes religiosos como parte do grupo prioritário na vacinação contra a covid-19 foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal da cidade de Araucária, região metropolitana de Curitiba. De Acordo com Castilhos, que também é pastor, o projeto não tem fins de interesse próprio.
“O objetivo principal é defender as pessoas que tem contato com o líder religioso, porque ele é procurado até mesmo por pessoas enfermas e vai até hospitais. A ideia é evitar que o líder religioso seja um vetor de transmissão, não é nem proteger a vida dele”, afirmou o vereador em entrevista a Banda B.
Castilho explicou que a ideia é colocar os líderes religiosos como prioridade no grupo de vacinação para qualquer doença, e que esse projeto já existia antes do coronavírus. “Só foi pra votação porque agora assumi como vereador. Vale para todas as doenças virais, não só covid”, completou.
Especialistas apontam que para uma possível inconstitucionalidade do projeto, já que a decisão da prioridade na vacinação se dá pelo Governo Federal, por meio do plano Nacional de Imunização, e não na esfera municipal.
Aprovado, o projeto seguirá para sanção do prefeito Hissan.