Uma serenata surpreendeu nesta terça-feira (26/4) os profissionais da saúde que trabalham no novo ponto fixo para vacinação contra a covid-19, aberto no último sábado (24), no Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira, no Bacacheri. O grupo de aproximadamente 30 profissionais foi homenageado com a apresentação solo da violinista Ana Paula Cervellini.
A artista usou a música para transmitir uma mensagem de otimismo às equipes dedicadas à proteção da saúde na cidade e também para reafirmar entre a população que a arte resiste, mesmo diante das adversidades impostas pela pandemia da covid-19.
A serenata aconteceu como contrapartida do projeto Chorinhos ao Luar, realizado com recursos do fundo municipal de incentivo à cultura (Lei Aldair Blanc) da Fundação Cultural, da Prefeitura de Curitiba e do Ministério do Turismo.
Ana Paula escolheu um repertório variado, com músicas eruditas até as mais modernas, destacando a MPB. Enquanto tocava, caminhou por entre as filas organizadas para manter as pessoas distantes umas das outas durante o tempo em que aguardavam pelo atendimento.
Bastou que as primeiras notas fossem tocadas para que a emoção tomasse conta do ambiente. Entre lágrimas e sorrisos, profissionais da saúde e população fizeram questão de registar o momento com o telefone celular.
“Ouvimos o som da esperança e nos sentimos reconhecidos e muito valorizados”, disse a enfermeira Tânia Rover, que coordenadora da campanha de vacinação na administração regional do Boa Vista.
Tranquilo e divertido
Para a população que foi em busca da vacina a serenata também serviu para tranquilizar e divertir.
“Eu me sinto como uma criança, feliz e cheio de esperança. Ser vacinado ouvindo essa música maravilhosa me deixou radiante com a vida”, disse o militar aposentado Antônio Gafforelli, de 63 anos.
A violinista Ana Paula Cervellini ficou satisfeita ao perceber como a música tocou as pessoas.
“Esse tem sido um projeto emocionante para nós artistas que estamos há mais de um ano sem poder exercer livremente a nossa profissão. É um presente poder compartilhar nossa música, levar carinho e amor às pessoas a partir do nosso trabalho”, disse.
Chorinhos do Luar
Realizado pela empresa Quartilis o projeto Chorinhos do Luar é um show que foi gravado ao vivo, mas sem público devido à pandemia, por um quinteto instrumental composto por cordas, flauta e piano e apresentado por um boneco manipulado por Elton da Fonseca.
O show estreou no último sábado (24/4), pelo canal Quartilis no Youtube. O projeto aconteceu com incentivos da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, que surgiu com o objetivo de auxiliar trabalhadoras e trabalhadores da cultura e dos espaços culturais brasileiros no período de isolamento social, ocasionado pela pandemia da covid-19.
Como contrapartida a equipe do projeto está promovendo serenatas, nas regionais, para levar a música para espaços públicos e para a população de uma forma segura, além de garantir trabalho e remuneração aos artistas. As apresentações são de trompete, violino, piano e harpa.
Além do Boa Vista, já receberam serenatas do projeto as regionais Pinherinho, com apresentação de violino; Santa Felicidade, com o trompetista Abimael Oliveira; e Portão, com violino, piano, trompete e harpa, em dias separados.
Uma nova apresentação no Portão acontecerá nesta quarta-feira (28/4). Outras apresentações acontecerão na quinta-feira (29/4) no Boqueirão e na sexta-feira (30/4) na CIC.
Vacinação
O Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira é o 21º ponto de vacinação da cidade e o quarto da região do Boa Vista para distribuir melhor o fluxo de atendimento. A população da região conta ainda com as Unidades de Saúde Fernando de Noronha e Vila Diana e também com um ponto fixo na Paróquia Santo Antônio.