No último fim de semana, nos dias 24 e 25 de abril, a atleta curitibana Mariane Moreira Santos conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu NoGi (sem kimono), na cidade do Rio de Janeiro. Organizado pela International BJJ Inc em parceria com a International Brazilian Jiu-Jitsu Federation, com o apoio da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, a competição reuniu grandes nomes da modalidade na América do Sul, a maioria de academias e equipes brasileiras.
Mariane, que é beneficiária do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, disputou e garantiu a primeira colocação nas categorias Master 1 – Leve e na Master 1 – Absoluto, representando a equipe HBJ/Sapo Grappling, que contou ainda com o também curitibano Gustavo Gomes e com a brasiliense residente no Rio de Janeiro Ramana Toscanelli.
Os atletas da HBJ estavam acompanhados do treinador Wallace Sapo Rodrigues, faixa preta 2º grau, casado com Mariane Santos.
Trajetória vitoriosa
Wallace Sapo Rodrigues já foi Campeão Sul-Brasileiro Absoluto na categoria Meio Pesado e sagrou-se vitorioso em diversos campeonatos paranaenses de Jiu-Jitsu. Esteve afastado por algum tempo dos tatames, dedicando-se mais às aulas e formação de novos atletas, bem como no desenvolvimento de um importante projeto social na cidade de Curitiba.
Mariane é faixa roxa, mas antes, com a faixa azul, já ocupou a primeira posição no ranking nacional da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu – CBJJ e a 4ª posição no ranking internacional da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation – IBJJF.
A graduação para a faixa roxa foi em 2019, durante o Campeonato Mundial em Las Vegas, quando Mariane conquistou o título de campeã mundial.
Apesar de disputar poucas competições devido à pandemia pela covid-19, Mariane já ocupa o 3° lugar geral com a faixa roxa na categoria Master 1 da CBJJ e o 3° lugar na faixa roxa na classificação geral NoGi (sem kimono) da IBJJF.
Inspiração
O casal Wallace e Mariane superou inúmeras dificuldades no início de suas carreiras como atletas e hoje utilizam suas próprias histórias de superação para formar lutadores e transformar vidas. Eles são professores voluntários no projeto social desenvolvido pela Associação Siloé de Apoio Social – ASAS.
A atividade conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba, por meio do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, coordenado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).
O projeto da Associação Siloé oferta aulas gratuitas de artes marciais em diversos locais da cidade por meio do projeto Escola+Esporte=10, atuando principalmente em regiões de grande vulnerabilidade social. Atualmente as atividades sistemáticas nos espaços da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude estão suspensas em função da pandemia causada pela covid-19.
Mais informações sobre as aulas podem ser obtidas na sede da Associação Siloé, na rua Delegado Leopoldo Belczak, 1.338, no Capão da Imbuia, ou pelos telefones 3083-3032 e 98887-6073.