Dentre as ações, Electrolux se une a Food Foundation, Sodexo On-site Instituto Stop Hunger, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, para a doação de refeições à população em situação de vulnerabilidade no programa Mesa Solidária
São Paulo, abril de 2021 – Desde o início da pandemia, a Electrolux reforça seu compromisso de responsabilidade social, ao prestar apoio e suporte à região em que possui operações estabelecidas, promovendo a saúde e bem-estar de seus colaboradores e familiares. Através de iniciativas que visam auxiliar as comunidades locais no enfrentamento da Covid-19 e nos desdobramentos que o cenário provoca para a população, a empresa firma parceria com a Food Foundation, Sodexo On-site e sua organização social, o Instituto Stop Hunger, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, para a doação de aproximadamente 10 mil marmitas, sendo 220 refeições por dia divididas entre almoço e jantar, por meio da ação social Mesa Solidária – iniciativa da Prefeitura de Curitiba que tem como objetivo o enfrentamento da fome, com foco na população em situação de vulnerabilidade durante os meses de março a maio.
A Mesa Solidária envolve ONGs, entidades religiosas, a Prefeitura de Curitiba, a Fundação de Ação Social e a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito. Entre os meses de março a maio, a Electrolux contribuirá com o projeto oferecendo o preparo de refeições nos restaurantes das plantas da empresa em Curitiba, localizadas nos bairros Guabirotuba e Cidade Industrial, na qual atuará junto à ação.
"Responsabilidade social é um dos principais pilares que move nossas ações e iniciativas dentro da Electrolux, com foco em melhorias e suporte às comunidades locais. Como decorrência do cenário que estamos vivendo diante da pandemia, a situação da falta de alimentos e má nutrição tem se agravado em larga escala e, por isso, focamos nossos esforços junto a nossa parceira Sodexo On-site e Food Foundation para auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade, com a doação de 220 marmitas por dia. Não apenas a falta de alimentos é uma realidade, como também a escassez de equipamentos hospitalares, que doamos como parte de outras iniciativas, a fim de auxiliar o enfrentamento da Covid-19 no máximo de frentes possível", afirma Lorenna Oliveira, Supervisora de Diversidade & Inclusão e Responsabilidade Social da Electrolux na América Latina.
O preparo das refeições para produção das marmitas ficou sob responsabilidade da Sodexo On-site e, parte do fornecimento das refeições, tem o suporte financeiro da Food Foundation – programa da Electrolux que visa promover hábitos alimentares mais sustentáveis e saudáveis.
"Ações como essas são fundamentais para o amparo aos mais vulneráveis e vai ao encontro do nosso compromisso constante de levar qualidade de vida para as pessoas e engajar e apoiar ações que beneficiem a sociedade na missão de combater a fome no país. Principalmente, nesse momento que estamos vivendo, no qual muitas pessoas estão em situação de vulnerabilidade social e o alimento é a primeira necessidade básica não atendida”, afirma Katia Beal, Diretora de Operações Sul da Sodexo On-site Brasil.
A companhia também colabora com a campanha local “O Amor Contagia”, que tem como objetivo auxiliar a sociedade no enfrentamento da Covid-19 por meio da união de diversas empresas, a fim de viabilizar doações de equipamentos hospitalares para as redes hospitais públicos e filantrópicos com leitos do SUS de Curitiba. A campanha iniciada em 2020 já arrecadou mais de R$12 bilhões em equipamentos hospitalares e contou com a colaboração da Electrolux no mês de março, com a doação de três respiradores.
Além disso, como iniciativa promovida pela própria Electrolux e alinhada aos órgãos públicos de Curitiba, como a Prefeitura e Fundo Municipal de Saúde, a empresa viabilizou no mês de março, a doação de 190 face shields e 71 purificadores de água, destinados a unidades de saúde e UPAs da região, para o fornecimento de água purificada para os trabalhadores da saúde e os pacientes. Ainda no mesmo mês, e em parceria com a White Martins, a Electrolux realizou a doação de 06 cilindros de oxigênio para hospitais públicos de Curitiba.
"Nossos esforços para a doação de produtos e equipamentos de uso hospitalar para a situação emergente em Curitiba refletem o nosso propósito com a comunidade da região e reforçam nosso compromisso de estarmos sempre atentos para promover iniciativas rápidas frente às mudanças no cenário da pandemia, com suporte e auxílio à população local", finaliza Lorenna.
Sobre o Grupo Electrolux
A Electrolux é uma empresa global líder de eletrodomésticos que transforma a vida para o melhor há mais de 100 anos. Nós reinventamos as experiências de sabor, cuidado e bem-estar para milhões de pessoas, sempre se empenhando para estar à frente da sustentabilidade na sociedade por meio de nossas soluções e operações. Através de nossas marcas, que incluem a Electrolux, AEG, Anova, Frigidaire, Westinghouse e Zanussi, vendemos mais de 60 milhões de produtos para cozinhas domésticas e profissionais, em mais de 150 mercados, todos os anos. Em 2019 a Electrolux teve um faturamento de 119 bilhões de SEK e empregou 49 mil pessoas pelo mundo. Para mais informações, acesse: www.electroluxgroup.com
Sobre o Stop Hunger
Atualmente, o Stop Hunger é uma força de liderança global na luta contra a fome e a má nutrição, sustentavelmente, e com mais de 23 anos de compromisso.
No Brasil desde 2003, diversas iniciativas Stop Hunger têm sido realizadas de maneira consistente e com importantes contribuições. Com o objetivo de expandir sua atuação, em 2015 constitui-se o Instituto Stop Hunger no país. Uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, que envolve os stakeholders da Sodexo, engajando colaboradores, clientes, usuários, estabelecimentos credenciados e fornecedores e membros da sociedade em geral, com o objetivo de fortalecer a nossa atuação na causa STOP Hunger no país e contribuir na melhoria da qualidade de vida de pessoas menos favorecidas.
Sobre a Sodexo On-site Brasil
Com mais de 50 anos de expertise em todo o mundo – 40 anos só no Brasil – a Sodexo On-site Brasil é líder em Serviços de Qualidade de Vida, oferecendo uma ampla gama de soluções integradas que contribuem para o bem-estar e eficiência de diversas organizações e instituições em todo o país. Sustentada nos valores: Espírito de Equipe, Espírito de Serviço e Espírito de Progresso, a trajetória Sodexo é baseada no propósito de melhorar o dia a dia das pessoas em todos os sentidos. Presente em todo o território nacional, opera com uma plataforma global de Food (Alimentação) e FM (Facilities Management) responsáveis pela padronização de serviços, treinamentos, segurança do trabalho, segurança dos alimentos e auditorias técnicas. Tudo para oferecer de forma especializada e integrada as melhores soluções, com equipes de profissionais preparados e experientes em diversas áreas de atuação.
Destaques Sodexo On-site Brasil (dados de 31 de agosto de 2020)
§ Opera em mais de 2.000 sites em todo o país;
§ 42 mil colaboradores;
§ 1,5 milhão de consumidores servidos diariamente;
§ Líder em seu setor no índice Dow Jones de sustentabilidade pelo 15° ano consecutivo;
§ Foi incluída pelo 12º ano consecutivo no Anuário de Sustentabilidade 2020 da RobecoSAM:
§ Signatária do Pacto Global da ONU desde 2015.
Principais conquistas:
Principais conquistas:
Quatorze vezes eleita como a empresa mais lembrada na categoria Serviços de Alimentação Coletiva pelo Top of Mind RH;
Premiada oito vezes no Top Hospitalar e cinco vezes entre os 100 Mais Influentes da Saúde;
Vencedora sete vezes no prêmio Top Educação;
Por dois anos consecutivos, é uma das 100 Mais Influentes da Energia;
Reconhecida pelo WEP’s (Women’s Empowerment Principles) Brasil em 2019 e 2020, na categoria ouro e em 2016, na categoria bronze;
Certificada pelo GEEIS 2018 e 2020 – Gender Equality European & International Standard – nível três (de cinco) – que reconhece a equidade de gênero em organizações ao redor do mundo;
Também faz parte do fórum de empresas e direitos LGBT.