Cruzamentos e trechos nas vias que mais registram acidentes de trânsito começaram a receber novos equipamentos de fiscalização eletrônica. Os primeiros já foram instalados e passam por aferição.
Antes do início do funcionamento dos radares, todos os locais estarão indicados, seguindo padrões da legislação federal, com placas e pintura no pavimento.
“Também estamos fazendo a divulgação para avisar os motoristas com antecedência sobre a intervenção”, afirma a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.
Para reduzir as colisões e o impacto de possíveis acidentes de trânsito, os primeiros novos equipamentos devem começar a fiscalizar a velocidade até o fim deste mês – a data certa ainda depende da conclusão dos trabalhos e será divulgada na sequência.
Parte dos equipamentos também fiscaliza parada sobre a faixa de pedestre, avanço do sinal vermelho, conversão e retorno proibidos, conversão obrigatória, trânsito em local e horário proibido pela sinalização (caminhões de grande porte na Linha Verde) e em faixa exclusiva destinada aos ônibus do transporte coletivo.
Além de todos os pontos com fiscalização eletrônica estarem devidamente sinalizados, com placas, semi-pórticos e legendas no pavimento (no mínimo 100 metros antes do radar), as demais sinalizações das vias serão revitalizadas.
A lista completa com os pontos de fiscalização eletrônica em funcionamento pode ser consultada no site da Setran. O mapa será atualizado sempre que necessário, conforme o início de funcionamento dos radares.
Novo padrão em 50 km/h
O projeto de redução na velocidade máxima permitida tem se expandido pela cidade, seguindo tendência mundial para tornar as vias mais tranquilas e seguras. Estudos diversos do setor comprovam que a velocidade média e a fluidez no trânsito melhoram com vias urbanas com limites de 40 km/h e de 50 km/h.
Nessa perspectiva, Curitiba participa de duas iniciativas mundiais: o Programa Vida no Trânsito (PVT), chancelado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e o Visão Zero. Ambos recomendam a adoção de redução de velocidade nas vias urbanas como forma de diminuir índices de acidentes, mortes e gravidade nas colisões.
“Com a promoção de um trânsito mais seguro também estimulamos a mobilidade ativa, com pedestres e ciclistas mais inseridos no espaço urbano”, salienta a superintendente de Trânsito.
Modernização no sistema de radares
O novo equipamento de fiscalização eletrônica integra uma atualização no sistema de radares de trânsito utilizado na cidade, necessária após mais de uma década sem alterações. A modernização dos radares de velocidade é um dos pilares que integra o programa da Muralha Digital.
A Setran estima que até o final do ano praticamente todos os pontos de fiscalização eletrônica estarão atualizados e concluídos, dependendo do orçamento. A substituição possibilitará o monitoramento de 804 faixas de trânsito em pontos estratégicos da cidade, o equivalente a 191 locais com equipamentos a serem instalados ou com substituição dos atuais. Leia mais: