Desde a inauguração em junho de 2020, a Fazenda Urbana de Curitiba já distribuiu 1,1 tonelada de hortaliças para instituições de caridade que integram o programa Mesa Solidária e para casas de acolhimento. Apenas de janeiro a março deste ano, foram doados 300 quilos de alimentos frescos do espaço da Prefeitura.
Segundo Luiz Gusi, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, oito instituições já receberam colheitas da Fazenda Urbana.
“As instituições relatam redução de doações da sociedade, por conta da pandemia, e os alimentos das hortas da Fazenda Urbana ajudam a diminuir o problema de falta de insumos para a preparação das refeições que são distribuídas gratuitamente no Mesa Solidária, bem como para organizações que atendem grupos vulneráveis em suas sedes”, salienta ele.
O Mesa Solidária é uma ação conjunta de órgãos do município, que cedem espaços públicos e apoio logístico, e instituições religiosas, organizações não-governamentais (ONGs) e movimentos de apoio às pessoas em situação de rua, que adquirem, preparam e servem os alimentos. Atualmente, 40 entidades participam do programa.
O cofundador da Ação Entre Amigos Japão-Brasil (Jabra), Roberto Watanabe, confirma que as hortaliças recebidas da Fazenda Urbana fazem a diferença na hora de preparar as refeições que a instituição distribui no Mesa Solidária. A Jabra distribui refeições aos domingos no Restaurante Popular do Capanema e no Centro POP do Rebouças.
“Nessa situação de pandemia, em que a fome aumentou, os produtos doados pela Fazenda Urbana para nossa ação no Mesa Solidária contribuem muito”, conta Watanabe.
O representante da Comunidade Hermon, Amilton Rabelo, também conta que as doações da Fazenda Urbana auxiliam o trabalho da entidade, que oferece acolhimento a pessoas em tratamento de dependência química.
“Essas doações ajudam a melhorar a qualidade do tratamento e a saúde das pessoas que recebemos. A alimentação saudável é muito importante na recuperação deles e por isso somos muito gratos à Prefeitura”, disse.
Programas
A Fazenda Urbana de Curitiba fica junto ao Mercado Regional Cajuru e é um espaço inédito no Brasil de educação para práticas agrícolas e sustentáveis em cidades. Em uma área de 4.435 m², o local da Prefeitura reúne os mais modernos métodos de plantio de alimentos saudáveis, sem agrotóxico, entre hortaliças, temperos e plantas alimentícias não-convencionais (pancs). Também há Banco de Alimentos, área de compostagem, cozinha escola e estufas para mudas que são usadas nas 100 hortas urbanas da capital. As visitas ao local estão suspensas e devem voltar em maio.
Lançado pelo prefeito Rafael Greca em 2019, o Mesa Solidária já distribuiu 285 mil refeições de graça para desempregados e pessoas em situação de rua. Devido à pandemia, ações e mobilizações foram ampliadas. Atualmente, o programa é realizado nos restaurantes populares do Capanema e Matriz (Rui Barbosa) e no Centro POP Plínio Tourinho, no Rebouças.