A Sanepar divulgou nesta quinta-feira (25) a nova tabela do rodízio de abastecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana. A programação mostra a previsão deste sábado (27/03) até o dia 7 de abril.
Conforme anunciado há duas semanas, o rodízio de água em Curitiba e Região Metropolitana acontece no sistema 60 x 36. São 60 horas com abastecimento de água e 36 horas sem água.
A tabela do novo rodízio aponta que o horário para alguns bairros de Curitiba, Almirante Tamandaré e Campo Magro é diferenciado a partir do dia 29 de março. Essas regiões terão início às 6h e retomada às 18h do dia 30.
O motivo dessa alteração são as obras do novo Reservatório Lamenha Pequena, que entrará em fase de testes. A expectativa da Sanepar é que a estrutura, ainda em construção, tenha capacidade de armazenar 3 milhões de litros e entre em operação até o fim de junho.
A obra do reservatório faz parte de um projeto complexo de melhoria na distribuição de água na Região Metropolitana, com outros três reservatórios (Butiatuvinha, Santa Quitéria e Sítio Cercado) e 107 quilômetros de rede de distribuição.
Já em alguns bairros de cidades da Região Metropolitana, o horário do rodízio é diferente porque são abastecidos diretamente por poços e rios e não pelo Sistema Integrado.
Na tabela, essas áreas estão com cores mais claras.
A Sanepar mantém o alerta de uso racional da água e de adesão à campanha Meta20, para que cada pessoa diminua em 20% o consumo de água.
De acordo com o site da Sanepar, o índice médio dos reservatórios está em 60,68%. O índice tem total relação com o rodízio de água, já que a companhia faz o controle conforme a quantidade de água disponível. Veja o percentual de cada reservatório:
- Barragem Iraí – 50,47%;
- Barragem Passaúna – 60,42%;
- Piraquara 1 – 56,42%;
- Piraquara II – 94,35%;
Vale lembrar que a barragem Miringuava, em São José dos Pinhais, está em obras.