Em um post nas redes sociais na última terça-feira (9), o prefeito Rafael Greca (DEM) alegou que Curitiba poderá voltar pro lockdown, caso as novas medidas não surtirem efeito.
Curitiba voltou para a situação de risco médio de alerta, bandeira laranja, no dia 25 de fevereiro, depois de 29 dias funcionando sob as regras da bandeira amarela. Em seguida, entre os dias 27 e até 5h desta quarta-feira (10/3), a capital adotou as medidas restritivas para contenção da covid-19 estabelecidas pelo governo estadual.
Segundo Greca, a prefeitura abriu 135 novos leitos para Covid-19.
“Os números todos estão no Portal da Transparência. O que não está no Portal é nossa dor, nosso desespero, nosso sentimento de enxugar gelo todos os dias”, disse Greca. “Preciso que você me ouça, me apoie. Se puder fique em casa. Não se aproxime dos outros, use máscara, lave as mãos, faça completa desinfecção e assepsia de sua casa. Se precisar sair, use um sapato fora e tenha um chinelinho para usar em casa”, continuou. “Mantenha uma possibilidade de não ter outra infecção. Inclusive quem já teve, como a Margarita (Sansone, mulher de Greca) e eu, é arriscado ter de novo com essa nova cepa”.