Levantamento da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal revela que as mulheres são a maioria dos servidores municipais de Curitiba. Elas são 79% do total de pessoas que trabalham nas secretarias e órgãos: dos 27,7 mil trabalhadores da administração direta e da indireta, 21,9 mil são mulheres.
Nas áreas de Educação, Saúde e na Fundação de Ação Social (FAS), o predomínio feminino é ainda mais marcante. Na Educação, dos 14,2 mil servidores da pasta, 13,5 mil são mulheres, o equivalente a 95%. Na Saúde, são mais de 5,4 mil mulheres, que representam 84% do total de servidores. Na FAS, o percentual é de 74%., formando um grupo de mais de 970 mulheres que trabalham na área da ação social.
Os dados levam em conta o CPF das servidoras, não a matrícula, uma vez que algumas carreiras, como a de professor e a de médico, permitem que o profissional tenha duas matrículas.
A assessora de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, Elenice Malzoni, avalia positivamente o fato de as mulheres da Prefeitura de Curitiba desenvolverem atividades voltadas aos cuidados com a população.
“De forma comprometida e competente, elas participam e constroem uma cidade mais humana e melhor de se viver. A grande concentração de servidoras na área da saúde, assistência social e educação reforça o espaço ocupado nos campos profissionais ligados a questão dos cuidados e à habilidade que temos no trato com nossos munícipes. Vejo que ainda há espaço em setores como o da tecnologia”, declara.
Ela acrescenta que a Prefeitura de Curitiba assume o esforço para empoderar, capacitar e ampliar oportunidades para as servidoras.
“Isso ajuda o setor público a se concentrar nos elementos-chave para a promoção da igualdade de gênero entre homens e mulheres no local de trabalho, enfrentando todo tipo de discriminação de gênero e de diversidade”, reforça.
Liderança feminina
A presença feminina na estrutura da Prefeitura de Curitiba se reflete também na ocupação dos cargos de chefia e de assessoramento. Atualmente, 60% destes cargos têm uma mulher designada.
“A ocupação dos cargos de liderança feminina é um processo natural na Prefeitura de Curitiba e nós incentivamos que elas estejam presentes em todas as áreas. As políticas públicas bem sucedidas são resultado do trabalho de muitas mulheres em todos os níveis”, declara a superintendente de Gestão de Pessoal da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal, Luciana Varassin.
A designação para funções estratégicas também está relacionada à escolaridade das servidoras da Prefeitura. Mais de dois terços têm curso superior – 14,7 mil das 21,9 mil mulheres. Destas, 7,7 mil fizeram ainda pós-graduação ou especialização.
Ela destaca a importância do conhecimento técnico.
“As mulheres da Prefeitura têm a vivência que é necessária porque conhecem suas áreas e as demandas e expectativas da população curitibana”, diz Luciana.
Em sua maioria, as mulheres da Prefeitura de Curitiba estão acima dos 31 anos de idade. A faixa etária com maior representação está entre os 41 e os 50 anos. São 8.746 mulheres nesta faixa etária. Entre 31 e 40 anos são 5.502 e entre os 51 e os 60 anos, são 5.426.