Em Curitiba dos dez remédios controlados mais vendidos, oito tratam de doenças relacionadas com saúde mental. O líder da lista é o medicamento para dormir Hemitartarato de Zolpidem. As informações são do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Sem dúvida o ano de 2020 teve um crescimento que a própria ABP [Associação Brasileira de Psiquiatria] percebeu, tanto de agravamento de pacientes que já estavam em tratamento, quanto de novos casos. Eu trabalho no SUS e isso é percebido também na rede pública. Em todo o mundo tivemos aumento de doenças relacionadas a saúde mental, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico e até mesmo suicídio. A lista de medicamentos também é reflexo disso”, explicou a psiquiatra e professora do curso de Medicina da Universidade Positivo, Raquel Heep, a Banda B.
A psiquiatra conta que esses números também são consequências relacionadas a pandemia. porém, a psiquiatra completa afirmando que não é possível atribuir as causas apenas à pandemia, já que o aumento na compra de medicamentos controlados para saúde mental já era sentido no ano de 2019.