Sir Tom Moore, o capitão de 100 anos que encabeçou uma campanha de arrecadação no início da pandemia para o NHS, o sistema público de saúde do Reino Unido, morreu com Covid-19 e pneumonia nesta terça-feira (2).
A informação da morte foi confirmada pela família "É com grande tristeza que nós anunciamos a morte do nosso querido pai, capitão Sir Tom Moore", escreveram suas filhas em um comunicado.
O idoso foi o responsável por arrecadar mais de 30 milhões de libras (cerca de R$ 224 milhões na cotação atual) em uma campanha que lançou afirmando que se arrecadasse mil libras para o NHS (sistema de saúde que inspirou o SUS), daria 100 voltas em seu próprio quintal, com seu andador.
Por essa atitude o homem foi condecorado pela própria rainha Elizabeth II a cavalheiro. Em nota a família real afirmou que enviará uma mensagem privada de condolências à família do capitão. "Seus pensamentos — e os da família real — estão com eles, reconhecendo a inspiração que ele forneceu para toda a nação e outras pessoas em todo o mundo".