Há poucos anos, o mixologista Zé Augusto Swaiger despontou como um dos grandes nomes da coquetelaria nacional, com passagens de destaque pelos curitibanos Nômade e Officina Restô Bar e pelo catarinense Bistrô Felissimo, onde atuou nos anos de 2019 e 2020. Agora, o profissional retorna para a capital paranaense para comandar o bar de uma das grandes novidades da gastronomia curitibana nos últimos anos: o Obst., do chef Lênin Palhano.
Nascido da mente inquieta e criativa de Lênin, o Obst. tem capacidade para 55 lugares e foi implantado em uma aconchegante casa térrea, na charmosa Alameda Prudente de Moraes, região central de Curitiba. Profissionais que são expoentes e revelações em suas áreas de atuação uniram forças na cocriação de um lugar único, pensado para oferecer uma experiência gastronômica de excelência de forma descomplicada. "Queríamos fazer algo leve e descontraído. Um lugar onde a gente gostaria de estar, para curtir com os amigos, tomar uns coquetéis e vinhos, comer a comida de qualidade inquestionável do Lênin e se divertir em um espaço legal", explica Zé Swaiger.
Não à toa, o lema do Obst. é experimentação elevada à máxima potência, sem amarras. A mesma regra vale para a coquetelaria. "Eu aprendi a trabalhar com coquetelaria não com um chefe de bar ou com bartenders, mas com o Lênin. Ele foi o meu mentor desde o começo e essa é a melhor coisa que poderia ter acontecido, pois me moldou de uma maneira diferente dos outros profissionais", conta Zé, único finalista paranaense no concurso nacional Bacardí Legacy, em 2018.
Após quase dois anos no comando da coquetelaria do Officina Restô Bar, em Curitiba, seguidos por uma longa temporada no Bistrô Felissimo, na Praia Brava, entre Itajaí e Balneário Camboriú, Zé Swaiger traz ao Obst. uma combinação entre sofisticação e descompromisso, características que vêm marcando sua trajetória profissional. "Aprendi a trabalhar nesse contexto e agora estou colocando em prática esses dois lados, fazendo o equilíbrio de coisas mais sérias e mais leves, mais divertidas", explica.
Preparos refrescantes e leves compõem a primeira carta de coquetéis do Obst., que também vai mudar com frequência, acompanhando as pesquisas de ingredientes às quais se dedicam Lênin e sua equipe. Aliando destilados e insumos de produtores locais ao estudo disciplinado de diferentes técnicas e referências internacionais – entre elas, as coquetelarias dos premiados bares Tayēr + Elementary, em Londres, e The Clumsies, em Atenas, Grécia – Zé Swaiger vem trabalhando em drinks "mais limpos" e de apelo estético mais sóbrio no novo espaço.
As criações inéditas do mixologista são os grandes destaques da carta de drinks do Obst., que já tem um best seller, o refrescante e delicado Pomar: uvas verdes maceradas com fatias de pepino, um toque de vodka de pera Grey Goose La Poire e licor de flor de sabugueiro St. Germain.
É possível ainda provar alguns drinks autorais já consagrados por Zé entre sua clientela, entre eles, o surpreendente Punch Clarificado, feito à base de creme de leite e frutas tropicais e servido totalmente translúcido após ser submetido a um processo de clarificação com ácido cítrico. O Rum Grand Cru, criação que levou Zé à final do concurso Bacardí Legacy, também está entre as opções do Obst. e leva Havana 7 anos, vinho branco de sobremesa Sauternes, vermute seco e sal. Quem opta por sentar no balcão do bar, pode interagir com o bartender, solicitar algum preparo especial que não esteja na carta de drinks e até mesmo ter seus coquetéis servidos em copos lúdicos e cheios de personalidade, que refletem a estética fluida do espaço.
O Obst. funciona de terça a sexta-feira, das 18h às 22h, e aos sábados, das 14h às 22h, na Alameda Prudente de Moraes (nº 983), no Centro de Curitiba. Para mais informações, acesse o site oficial do empreendimento: obstlugar.com.br.