Segundo o Ministério da Saúde a vacinação deverá começar no dia 20 de janeiro. Caso isso não ocorra a segunda data prevista é até 10 de fevereiro. A projeção foi apresentada nesta terça-feira (29) por pelo secretário executivo da pasta, Élcio Franco, na sede do órgão, em Brasília.
“Isso [a vacinação no dia 20 de janeiro] vai depender de uma série de fatores, inclusive de logística, e dos laboratórios estarem em dia com o seu processo de submissão contínua e do processo de registro com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Não depende de nós, depende do laboratório cumprir com a sua parte”, declarou.
Uma das opções do ministério, de vacina, é a fabricada pela pela Pfizer – já autorizada nos Estados Unidos e na Europa. Mas até agora a empresa não deu entrada no pedido de autorização emergencial.
Segundo a empresa a solicitação não ocorreu até agora porque as “condições estabelecidas pela agência requerem análises específica para o Brasil, o que leva mais tempo de preparação.”.