Estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta para o agravamento da pandemia no período de festas no final do ano. Os pesquisadores afirmam que o sistema de saúde não está preparado para atender à demanda por leitos de enfermarias e unidades de terapia intensiva (UTIs).
“A circulação das pessoas no período de festas de fim de ano e férias deve acelerar a disseminação do vírus, que já circula com bastante velocidade e volta a ocupar os leitos hospitalares. A movimentação das pessoas tende a aumentar a necessidade de atendimento por outros agravos de saúde como os acidentes de trânsito, por exemplo”, diz a instituição.
De acordo com o epidemiologista do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz) e um dos autores do estudo, Diego Xavier, um novo aumento deve pressionar a capacidade do sistema de saúde das metrópoles, o que reduz a capacidade de atender a população vinda do interior. “Na maioria dos lugares, a assistência à saúde deverá ser incapaz de atender à demanda”, disse o pesquisador.