Em vídeo publicado nesta sexta-feira(04), o governador do estado Ratinho Júnior justificou as medidas determinadas em decreto publicado no dia 02 de dezembro, que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas, em espaços públicos das 23 às 5h.
“O vírus tem horário? Claro que não, mas 15% dos leitos de UTI do estado são de batidas de carro na madrugada. São pessoas que bebem, pegam o carro, batem em um poste e acabam usando UTIs que poderiam estar sendo usadas para combater o coronavírus e dar assistência a quem está infectado. Além disso, a medida é para evitar que haja bailão, balada e encontros clandestinos nas redes sociais”, diz o governador.
Além disso, ele destacou o problema da falta de médicos e equipe técnica para cuidar dos pacientes com Covid-19, uma vez que muitos deles estão numa rotina de trabalho intensa desde março, com o início da pandemia. “Não adianta mais comprar respirador, uma vez que já dobramos o número de UTIs. Nós não temos mais médicos para ocupar as UTIs, não temos mais enfermeiros, os profissionais de saúde estão exaustos “. enfatizou ele.
O governador pediu que em respeito aos profissionais que estão na linha de frente no combate à doença, as pessoas se cuidem. Em respeito também a eles, é importante que você se cuide e nos ajude a combater o coronavírus. Só com inteligência, bom senso e ajuda de todos, que vamos conseguir combater essa doença que aflige o mundo todo”, concluiu.