As intervenções de mobilidade vinculadas ao Novo Inter 2 têm potencial para gerar 34,8 mil postos de trabalho na cidade, entre empregos diretos, indiretos e induzidos, ao longo dos próximos anos. O financiamento é de US$ 106,7 milhões (cerca de R$ 555,8 milhões pelo câmbio atual) pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com US$ 26,7 (R$ 54,8 milhões) em contrapartidas municipais.
Somados, são US$ 133,4 milhões (R$ 694,9 milhões) em investimentos em uma grande obra de modernização do transporte. Os valores em reais são estimados com base na cotação do dólar na data da assinatura do contrato. Pode haver variação ao longo das obras, uma vez que o contrato é firmado em dólares e cotação é feita no momento dos desembolsos. O empréstimo será desembolsado dentro do período de cinco anos, com prazo de amortização de 25 anos e período de carência é de 5,5 anos.
O novo projeto de transporte de Curitiba prevê a melhoria da infraestrutura viária e de equipamentos para o aumento da velocidade operacional e a ampliação da capacidade do Ligeirinho Inter 2 e do Interbairros II, dos atuais 155 mil transportados diariamente pelas duas linhas para 181 mil passageiros/dia.
“Fiquei muito impactado pelo projeto. Estamos muito felizes celebrando este novo contrato de empréstimo entre Curitiba e o BID. Curitiba é referência mundial em transporte. É um orgulho poder participar deste novo empreendimento de mobilidade urbana”, disse o representante do BID no Brasil, Morgan Doyle.
Doyle ressaltou que o programa de financiamento foi preparado em três meses pelas equipes do banco e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). “É uma marca extraordinária. Só foi possível pelo trabalho incansável e incondicional do time de Curitiba e do BID”, completou.
Ônibus elétricos
Para o presidente do Ippuc e secretário de Governo, Luiz Fernando Jamur, o ato marca a renovação da parceria de Curitiba com o BID por um projeto com grande viés de sustentabilidade. “A mudança da matriz energética é o grande passo que damos com este projeto. Essa requalificação do sistema de transporte vem num momento muito oportuno. São reforçadas as diretrizes do prefeito Rafael Greca de agir não só no momento, mas deixar um legado a Curitiba”, disse ao destacar o empenho da equipe técnica do Ippuc e do BID pelo encaminhamento do projeto.
Segundo o secretário municipal do Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi, o Novo Inter 2 representa o maior contrato e operação de crédito da história da cidade. “Isso foi possível, porque em 2017 o prefeito Rafael Greca enviou à Câmara Municipal o plano de recuperação econômica. A partir deste plano, Curitiba saiu de uma situação de insolvência para o rating A do Tesouro Nacional. O prefeito devolveu a capacidade do município de planejar. Não existe planejamento sem capacidade financeira”, observou.