A Prefeitura de Curitiba está usando a Inteligência Artificial (IA) para monitorar o distanciamento social em tempo real em terminais de ônibus e estações-tubo. É mais uma medida adotada para o combate à covid-19.
O aplicativo Distância2 foi desenvolvido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e disponibilizado sem custo ao município. A tecnologia está hospedada em um servidor no Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs, no Jardim Botânico.
O Distância 2 coleta dados de dez câmeras localizadas em terminais e estações-tubo com grande demanda. Estão sendo monitoradas as estações Central (sentido Santa Cândida); Eufrásio Correia (sentido Leste); Praça Carlos Gomes (sentido Boqueirão); e Praça Rui Barbosa (sentido Pinheirinho).
O aplicativo também está ativado nos terminais Boqueirão (sentido Centro); Capão Raso (sentido Centro); Pinheirinho (sentido Carlos Gomes); Pinheirinho (sentido Rui Barbosa); Portão (sentido bairro); e Sta. Cândida (sentido Centro).
A ferramenta utiliza imagens de câmeras de monitoramento e usa um algoritmo que identifica o distanciamento mínimo entre as pessoas e gera alertas caso o distanciamento de 2 metros seja descumprido.
Transformação digital
A parceria com o BID para o uso do aplicativo tem o suporte do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Urbanização de Curitiba (Urbs). “Essa ferramenta, entre outras já utilizadas pela Urbs em conjunto com dados de outras secretarias, são o início da transformação digital pretendida pela gestão do prefeito Rafael Greca”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
Como funciona
Para calcular o distanciamento, o aplicativo usa um algoritmo que processa as imagens, quadro a quadro, e que, após identificar as pessoas, calcula a distância entre elas.
O aplicativo permite também o registro das informações em base de dados ou armazenamento na nuvem, a geração de indicadores e a formatação de mapas de calor para a avaliação dos horários de picos de movimento em polos de grande fluxo.
A ferramenta recebe o vídeo, processa as informações a partir de IA e entrega um conjunto de dados que podem ser visualizados. Nenhuma informação privada de indivíduos é utilizada, uma vez que nenhum traço particular ou característica única é analisado. As pessoas são detectadas anonimamente e a distância entre elas é estimada.
Alerta
O sistema possui um painel de controle para fornecer dados úteis para a tomada de decisões. Em caso de aglomerações é possível emitir alertas para que as pessoas possam guardar distância segura entre si.
O alerta para as pessoas chega através de mensagens enviadas aos painéis de mensagens variáveis (PMV) instalados nos terminais e também com orientações realizadas pelos fiscais escalados nestes locais. O alerta é instantâneo, assim que identificada aglomeração, o operador do CCO envia mensagem para o PMV e aciona o fiscal mais próximo para orientações. As câmeras monitoram 24 horas e a fiscalização tem turno de trabalho entre 6h e 24h.
“O Distância2 pode auxiliar a identificar, de maneira autônoma, locais onde haja grande demanda de passageiros e que necessitem de reforço nas linhas de ônibus que atendam estes locais. Dessa maneira, tem se apresentado como ferramenta acessória ao trabalho dos fiscais, direcionando-os para onde é necessário”, explica Clodoaldo Valentim, coordenador do CCO.O objetivo é que os testes sirvam para identificar as suas aplicações imediatas e futuras.
"A intenção é ampliar o uso da Inteligência Artificial utilizando a infraestrutura instalada de câmeras no próprio transporte e também em parques e praças onde haja grande movimento", explica Ana Jayme, arquiteta e assessora de investimentos do Ippuc.
O Distância2 já está em operação em cidades como Buenos Aires, Bogotá, Medellin, e Quito, no Equador, além de mais nove cidades em território equatoriano.