Segundo o secretário de Educação do Paraná Renato Feder, em entrevista ao Grupo RIC, na manhã desta quinta-feira (17) a volta às aulas só acontecerá quando houver uma queda significativa no número de casos da doença do Covid-19 e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) autorizar.
O secretário também afirma que apesar da data de retorno ainda não estar definida, já está sendo planejado um protocolo de segurança, e que fica a critério dos responsáveis decidir se os alunos voltarão às aulas presenciais ou estudarão remotamente. “No Paraná nós estamos preparando um protocolo muito rigoroso de saúde para ter uma volta às aulas segura. As famílias podem decidir se enviam seus alunos ou não, então aqueles que não vão às aulas físicas, continuam nas aulas remotas. E aquelas famílias que quiserem e entenderem que é seguro mandar os filhos, eles serão muito bem recebidos nas escolas”, destacou Feder.
As medidas de segurança estão sendo preparadas com base no que já está sendo aplicado na Europa.“O protocolo é muito rígido, seguindo o padrão europeu. Um metro e meio de distanciamento, muito álcool em gel, muita máscara, luvas, avental para os colaboradores, realmente as escolas vão virar praticamente hospitais no rigor do dia a dia”, comentou o secretário.