Toda eleição conta com os candidatos que acabam fazendo poucos votos ao final do certame e eles raramente costumam surpreender.
Via de regra “dá a lógica” e candidatos mais tradicionais costumam vencer, mas com o advento da internet, o sonho de candidatos menores é nutrido com mais vigor.
Este sonho foi potencializado com as últimas eleições, onde Jair Bolsonaro superou todas as expectativas e sagrou-se Presidente da República mesmo perdendo para todos os seus rivais no 2º turno nas pesquisas.
Apesar de serem antigos na política, Gustavo Fruet e Rafael Greca foram azarões em 2012 e 2016, abrindo a possibilidade para uma surpresa em 2020, apesar da larga vantagem de Rafael Greca nas pesquisas.
Os postulantes à cadeira de Prefeito de Curitiba com menos de 1% são:
Professor Mocellin
Renato Mocellin é Professor de História do Curso Positivo desde 1980 e é pré-candidato pelo Partido Verde, partido com viés ideológico de esquerda que tem como grande representante nacional o ex-candidato à presidência Eduardo Jorge.
Em sua página do Facebook, Professor Mocellin é bastante discreto quando se fala em política, deixando suas publicações reservadas a postagens sobre a história nacional e internacional.
Marisa Lobo
Marisa Lobo, psicóloga, escritora com 11 livros já publicados, que há anos milita em pautas conservadoras, pró vida, pró família, pró infância, inclusive com Bolsonaro desde 2011. Nos últimos meses tem se posicionado, contra o fechamento do comercio, igrejas e defendido protocolos de prevenção..
Marisa mostrou em suas postagens dos últimos meses ser frontalmente contra o fechamento do comércio e do lockdown, defendendo o uso da hidroxicloroquina, azitromicina e zinco para o tratamento da COVID-19, protocolo que gerou polêmica e dividiu opiniões nas redes sociais por não possuir comprovação científica.
Zé Boni
José Maria Boni (Zé Boni), nascido em Loanda, Paraná é casado pai de 02 filhos, cristão, formado em administração e contabilidade.
Defende os princípios cristãos e os valores da família.
Em 2018 foi candidato a Senador e fez 264.518 votos
Hoje é pré candidato a prefeito de Curitiba, visitou em um ano e meio todos os bairros e sua vilas.
Leticia Lanz
A pré-candidata Leticia Lanz é do Partido Socialismo e Liberdade, nacionalmente conhecido como PSOL.
Leticia é natural de Belo Horizonte, Psicanalista e é transgênero.
Ela é bastante ativa nas redes sociais, postando principalmente conteúdos relacionados à sexualidade, sendo a favor da obrigatoriedade de vacinas, conteúdo pró-aborto e críticas severas do Governo Bolsonaro.
Eloy Casagrande
O Professor e Ph. D na UTFPR, Professor Eloy Casagrande, tem uma curiosidade interessante, ele é homônimo do baterista Eloy Casagrande, da banda Sepultura.
Com vasta vida acadêmica, o Professor Eloy Casagrande lança sua pré-candidatura pelo partido de esquerda Rede Sustentabilidade, o mesmo de Marina Silva.
Em seu perfil no Facebook, o docente tem feito duras críticas à população que não adere ao isolamento social, experimento social amplamente divulgado na imprensa para conter o coronavírus, mas que não obteve sucesso comprovado em nenhum lugar do mundo.
Paulo Opuszka
Paulo Opuszka é um nome bastante desconhecido do grande público, mas faz parte de um dos maiores e mais influentes partidos de esquerda do Brasil, o Partido dos Trabalhadores.
Paulo é advogado, Professor Universitário e tem uma vida bastante ativa em suas redes sociais. As suas postagens têm focado em lives com o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a contagem de mortos do covid-19 e até uma inusitada passagem pelo programa da Fátima Bernardes.
Fabiano Santos
Pré-candidato pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), é organizador de chapas, passando pelo Progressistas, Avante, Patriotas e agora se estabilizou no PMB.
Em suas redes sociais Fabiano se identifica como Bolsonarista, porém não foi encontrado nenhuma postagem sobre Bolsonaro, antes das eleições de 2018.
Agora que você foi apresentado a todos os candidatos, pode fazer melhor a sua escolha em novembro.