A Secretaria Municipal da Saúde registrou nesta terça-feira (1/9) mais 396 casos de covid-19 e 13 óbitos de moradores da cidade que foram infectados pelo novo coronavírus. Curitiba chega, agora, a 1.010 mortes provocadas pela doença.
Durante a live para apresentação dos dados, a secretária Márcia Huçulak se solidarizou as vítimas e suas famílias. Ela lembrou que não faltou assistência (leitos, respiradores, medicamentos etc) nem cuidados com os pacientes.
Dos 13 óbitos, 12 ocorreram nas últimas 48 horas. O outro foi registrado no dia 27 de agosto e estava em investigação. As vítimas são nove homens e quatro mulheres, com idades entre 21 e 82, sendo quatro com idade inferior a 60 anos. Apenas um não tinha nenhum tipo de comorbidade como fator de risco para as complicações da doença.
Todos os pacientes estiveram internados em hospitais públicos e particulares da capital.
Alerta
A secretária também lamentou a intensa movimentação na cidade no último fim de semana, que teve temperaturas altas. Segundo ela, neste início de semana foi registrado um aumento de 40% de procura nas unidades básicas de saúde e nas unidades de pronto atendimento, em relação ao início da semana anterior.
Além disso, completou, a taxa de transmissão do novo coronavírus voltou a subir, chegando a 1,14. Isso quer dizer que cada 100 infectados transmitem para 114 pessoas.
Márcia Huçulak reforçou a importância de a população manter as práticas que são fundamentais para evitar que a doença volte a crescer na cidade: usar máscara em todos os ambientes, manter o distanciamento social (de no mínimo 1,5 metro entre as pessoas), evitar aglomerações e fazer uso frequente de álcool em gel (ou lavar as mãos com água e sabonete).
A secretária alertou sobre os cuidados necessário com o feriadão que se aproxima e disse que há risco de Curitiba voltar para bandeira laranja.
Novos casos
Com os casos confirmados desta terça-feira, 33.368 moradores da cidade testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia – 28.148 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.
O total de casos ativos na cidade é de 4.210. Esse é o número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.
Há ainda outros 638 casos em investigação, aguardando diagnóstico ou o resultado de exames laboratoriais.
Entre os casos confirmados, 483 pacientes estão internados em hospitais públicos e privados da capital paranaense, sendo 171 deles em UTIs.
UTIs do SUS
Nesta terça-feira, a taxa de ocupação dos 355 leitos de UTI do SUS exclusivos para covid-19 é de 80%. Todos os pacientes que internam com quadro de síndrome respiratória aguda grave vão para os leitos exclusivos covid-19 e não apenas os casos confirmados da doença. Há 71 leitos de UTI do SUS livres em hospitais de Curitiba.
Números da covid-19 em Curitiba em 1 de setembro
396 novos casos
13 novos óbitos
Números totais
Confirmados – 33.368
Investigação – 638
Recuperados – 28.148
Óbitos – 1.010