Foto Crédito: Thayná Delgado
Expoente do live sax no Brasil e em eventos na Europa e EUA, o músico e produtor Breno Morais se tornou o primeiro brasileiro convidado pela Red Bull para participar se seu projeto 60 Second Solo. A ideia, como o nome indica, é criar um improviso inspirado e inovador em apenas um minuto. O resultado é um vídeo gravado durante o período da quarentena atual, mas sem se restringir às limitações de tempo e isolamento social. O registro teve direção da fotógrafa Thayná Delgado e já está disponível no Instagram da marca: https://www.instagram.com/p/CD4lbiygC-q/
Solo nem sempre significa apenas um instrumento. Breno Morais prova isso ao utilizar um pedal de loop para criar uma base com o saxofone barítono sobre a qual cria o seu improviso, utilizando a flauta transversa. A gravação aconteceu no HomeStudio Casa 08, espaço onde o artista produz seu trabalho no live sax – encontro do instrumento com a música eletrônica.
O desafio criativo do 60 Second Solo é mais que uma restrição de tempo. A ideia é sair da zona de conforto, e nada melhor pra isso que dois instrumentos que se complementam e antagonizam ao mesmo tempo. O grave do barítono se encontra à melodia aguda da flauta em um diálogo improvável.
“É muito difícil criar um discurso musical de um minuto cravado. Eu tinha dois caminhos: o primeiro deles era escrever algo e estudar pra executar. O segundo, que foi o que escolhi, parte mais do ‘vamos tocar pra sentir o que dá pra fazer’. Estabeleci que usaria uma linha de baixo em loop e escolhi a flauta pra ser a linha principal da música. Depois do som passado começamos as tentativas – ficamos gravando umas 3h pra conseguir esse um minuto! Além do desafio musical que é grande tem a parte do vídeo: faz parte do desafio que a filmagem seja sem cortes e sem edição, em plano sequência”, revela Breno.
A mescla de elementos orgânicos e eletrônicos é uma constante na trajetória do artista, que transformou sua origem na música instrumental, como choro e jazz, em performances intensas em parceria com DJs renomados em pistas badaladas. Tudo a ver com a inovação de Red Bull, que convida artistas do mundo todo para o desafio 60 Second Solo e pela primeira vez recebe um representante brasileiro.