Desde que a Prefeitura de Curitiba decretou alerta laranja, bandeira que sinaliza risco médio de transmissão do novo coronavírus e aumento no atendimento de casos da doença e ocupação e leitos na rede de saúde, novas medidas passaram a vigorar para diversos estabelecimentos comerciais entre eles, os bares e restaurantes da capital paranaense. Os últimos decretos emitidos pela administração do munícipio, estabelece algumas normas importantes para o funcionamento de empreendimentos gastronômicos na cidade.
A intenção das medidas atuais é evitar qualquer tipo de aglomeração de pessoas bebendo em bares e balcões e manter disponíveis apenas os serviços de alimentação servidos na mesa. Para isso, o estabelecimento precisa possuir o alvará de funcionamento na categoria restaurante ou lanchonete e descontinuar completamente qualquer atividade semelhante a de um bar. “A prioridade é manter os serviços de alimentação disponíveis para a população. E isso só acontece se todas as medidas sanitárias e regulamentações de alvará forem severamente respeitadas”, afirma o diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel – PR), Luciano Bartolomeu.
Muitos dos empreendimentos curitibanos ligados ao segmento alimentação fora do lar possuem os dois alvarás, para funcionamento como restaurante e como bar, neste caso só é permitido a operação na função restaurante dentro do Protocolo de Responsabilidade Social e Sanitária da administração municipal. “Se o estabelecimento é restaurante e também bar, poderá ser autuado pela fiscalização se estiver vendendo apenas bebida, ou permitindo que o cliente permaneça nas mesas consumindo bebida sem comer nada”, diz Luciano Bartolomeu. “A única maneira dos restaurantes manterem as portas abertas durante o período de alerta laranja é oferecendo serviços gastronômicos e seguindo as regras de limpeza, higiene, uso de máscaras e distanciamento entre as mesas”, acrescenta.
Responsabilidade e segurança
Desde a identificação da forma de contágio e a confirmação dos primeiros casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus no país, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel – PR) tem orientado e monitorado as atividades de estabelecimentos ligados ao setor de alimentação fora do lar em todas regiões paranaenses. Grande parte dos empreendimentos associados que precisaram fechar suas portas ou adaptar as operações para o atendimento exclusivo via delivery ou retirada no balcão, estão agora retomando o atendimento. Com o objetivo de reforçar a necessidade de seguir rigorosamente as recomendações de prevenção indicadas ao segmento por decretos oficiais, a entidade colocou em prática a campanha “Restaurante Responsável”, que instrui estabelecimentos e clientes do setor a aderirem as medidas preventivas de combate ao vírus transmissor da doença COVID-19 no Estado do Paraná.
Para conscientizar empresários e funcionários de bares e restaurantes quanto as condições imprescindíveis para a volta da normalidade no setor, a Abrasel tem adotado uma série de medidas de instrução, comunicando profissionais do segmento, disponibilizando cartilhas com informações sobre as medidas de prevenção e reforçando, por meio de publicações e comunicados em redes sociais, as diretrizes sugeridas pelo poder público. “Logo no início da pandemia, nós criamos o selo ‘Restaurante Responsável’, que apresentava um plano de contingenciamento de acordo com as recomendações sanitárias e identificava os estabelecimentos que estavam tomando todas as cautelas e providências sugeridas. Com o agravamento da situação e a necessidade de fechar os salões dos restaurantes para a circulação do público, nós focamos essas medidas de segurança para as outras formas de operação, principalmente o delivery. Hoje, com a grande maioria dos restaurantes reabrindo, retomamos as orientações ampliadas com as pautas do Governo do Estado”, afirma Nelson Goulart Jr, presidente da Abrasel – PR. “O mais importante é que os empreendedores entendam que esta é a única forma de garantir que não haja necessidade de fechar as portas novamente”, completa.
Mais informações no site www.abrasel.com.br ou pelo telefone (41) 3029-4244.