Um bebê de cinco meses, engasgado com leite, foi socorrido por guardas municipais do núcleo Cajuru, na noite desta segunda-feira (27/7). A equipe de guardas fazia patrulhamento preventivo nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cajuru, por volta das 19h, quando ouviu uma mulher pedindo socorro.
“A tia segurava a criança desmaiada e aparentando estar sem sinais de respiração. Iniciei o primeiro atendimento, utilizando a técnica de tapotagem e desobstrução das vias aéreas, enquanto nossa equipe acionava os servidores da saúde dentro da UPA”, relata o guarda municipal Ariclenes Jorge Gabriel da Silva, que possui treinamento em primeiros socorros.
Imediatamente, a criança foi encaminhada à emergência médica da unidade de atendimento, distante cerca de 80 metros do local em que foi atendida, na Rua Engenheiro Benedito Mário da Silva.
“Já nos meus braços o bebê voltou a respirar sem maiores complicações”, conta Ariclenes da Silv, que atendeu a ocorrência com os guardas Celso Nunes Dias e Ezequias Xavier Alencar.
A criança passou pelo atendimento médico e passa bem. Foi liberada e já está em casa, com a família.