Motociclistas que circulam pelas avenidas Visconde de Guarapuava e Presidente Wenceslau Braz passarão a contar com um espaço específico delimitado para espera da abertura do sinal verde, à frente dos demais veículos. As chamadas motocaixas são delimitadas pela pintura do pictograma de uma moto, e placas, próximo dos cruzamentos.
Anunciada nesta segunda-feira (27/7), Dia Nacional do Motociclista, a novidade será implantada até a próxima semana, como parte da última fase da pintura viária nas avenidas, que estão passando por revitalização no pavimento.
“É mais uma forma de ampliar a segurança dos motociclistas no trânsito, assim como o novo asfalto proporciona mais tranquilidade a todos que dirigem pelas ruas”, aponta a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.
“São vias chamadas arteriais, com maior capacidade de receber veículos e em sentido único – no caso da Wenceslau Braz, com sentidos separados por canteiro central -, onde podemos contribuir para reduzir o índice de acidentes envolvendo motociclistas”, acrescenta a superintendente.
Todos os 16 cruzamentos semaforizados da Avenida Visconde de Guarapuava, nas duas pistas, terão motocaixas. É uma extensão de 2,2 quilômetros, entre as ruas General Carneiro e Desembargador Motta.
Na Wenceslau Braz serão quatro motocaixas por sentido (Linha Verde e Portão), em trechos de aproximadamente 2,5 quilômetros. Haverá motocaixas nos cruzamentos com a Avenida Santa Bernadethe e com as ruas Camilo Castelo Branco, José de Almeida Garrett, Roberto Faria e Antonio Bariquelo.
Acidentes e ampliação do projeto
Análise da Setran, com base em dados de acidentes registrados pelo Batalhão de Polícia Militar (BPTran), mostra que a Visconde de Guarapuava está entre as dez vias da cidade com maior número de acidentes envolvendo motociclistas, ocupando a nona posição. No acumulado dos últimos cinco anos, foram 145 acidentes na avenida. Na Wenceslau Braz, foram 51 acidentes no período.
Outras vias importantes de ligação entre bairros também já receberam o projeto-piloto das motocaixas. É o caso do trecho sul da Linha Verde e da Avenida Presidente Kennedy, onde a implantação aconteceu no fim de 2019. Antes disso, o projeto foi testado em dois pontos das avenidas Victor Ferreira do Amaral e Marechal Floriano.
Curitiba bem-cuidada
O asfalto novo das avenidas Visconde de Guarapuava e Wenceslau Braz integra um pacote que ultrapassa 400 quilômetros de revitalização, por toda a cidade. Iniciado em 2017 pela gestão Rafael Greca, o programa de recuperação da malha viária alcança a marca de 749 ações de pavimentação em 657 ruas, sendo que algumas vias receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos.