Liga amplia sua presença no mercado de varejo no país com a oitava loja física, que tem data provisória de abertura para meados de agosto*¹ no Jockey Plaza Shopping
A NBA (National Basketball Association) vai abrir a sua primeira unidade NBA Store no sul do país. A oitava loja física da liga será no Jockey Plaza Shopping, em Curitiba, e tem data prevista de inauguração de 13 de agosto*¹. No espaço de 135m², os fãs vão encontrar uma enorme variedade de produtos oficiais, licenciados e exclusivos em um ambiente totalmente customizado. O Brasil é, atualmente, o principal mercado de varejo da liga no mundo fora dos Estados Unidos, com sete lojas físicas (Rio de Janeiro-RJ, Niterói-RJ, São Paulo-SP, Santo André-SP, Campinas-SP, Mogi das Cruzes-SP e Ribeirão Preto-SP), o NBA Store Truck (primeira unidade móvel da NBA no mundo) e a LojaNBA.com (e-commerce que está ativo desde 2012).
Vale lembrar que dois brasileiros que atuaram na NBA, Rolando Ferreira, primeiro atleta do país a jogar na liga, e Rafael 'Bábby' Araújo, são naturais de Curitiba.
– Curitiba é uma cidade muito importante em nosso plano de expansão, pela posição na região e pela enorme base de fãs da NBA do Paraná. Temos dois ex-jogadores, Rolando e 'Bábby', que são de Curitiba, o que cria uma ligação afetiva muito bacana. As lojas físicas são pontos relevantes de conexão com o público, especialmente para oferecer experiências de imersão únicas, que vão muito além dos produtos – afirmou Sérgio Perrella, vice-presidente de Licenciamentos e Varejo da NBA para a América Latina, completando. – Estamos monitorando o cenário da pandemia, ansiosos, claro, pela abertura dessa NBA Store, mas a saúde é prioridade em respeito a fãs e funcionários. Temos uma data provisória, mas só vamos abrir quando estivermos seguros para isso.
O plano de expansão de lojas segue um posicionamento global: o Brasil é considerado pela liga o segundo mercado mais estratégico no mundo (fora dos EUA) e possui, segundo pesquisas recentes do Ibope / Repucom, mais de 31 milhões de fãs no país (aumento de 47% em relação a 2017 segundo o mesmo instituto).
Com uma possível retomada da temporada 2019-2020 da NBA prevista para 30 de julho, com sede única em Orlando (Flórida/EUA), os números da NBA crescem em linhas verticais no campo dos negócios no Brasil. Para atual temporada, estavam previstas cerca de 400 partidas transmitidas ao vivo em português (TV Bandeirantes, ESPN, SporTV e Vivo) – número 20% a mais do que no ano anterior, mas reduzido em razão da pandemia*²) -, depois de um número recorde de mais de 25 milhões de pessoas assistindo às Finais de 2019 pela TV (Band e ESPN).
Entre os parceiros comerciais da liga com atuação no país, marcas como Nike, New Era, Mitchell & Ness, Stance, Spalding, Grendene, Foroni, EA, Nescau, Gatorade, Budweiser, Take 2, Tissot, Beats, BR Motorsport (capacetes) e Panini, entre outras, além dos contratos atuais de parcerias de mídia com Grupo Globo, ESPN, Vivo e TV Bandeirantes.
Atualmente, são mais de 2.500 itens licenciados e oficiais disponíveis no mercado, entre regatas das equipes, vestuário, bolas, bonés, acessórios, linha infantil, etc. Só em 2019, mais de 1 milhão de pessoas visitaram as NBA Stores pelo Brasil.
*¹ data provisória, será confirmada ou postergada seguindo orientações de autoridades
*² em razão da pandemia, a NBA criou o 'NBA Together', movimento global que já destinou mais de US$ 80 milhões (cerca de R$ 425 milhões) em doações para entidades e organizações de apoio ao combate ao COVID-19
NBA STORE / BRASIL
É a paixão que move o fã. E é essa paixão que move uma indústria que movimenta centenas de milhões de dólares pelo mundo. O marketing esportivo transformou a relação clube e torcedor na década de 90, com a exploração de oportunidades em mídias, com o desenvolvimento de modelos de licenciamentos e abrindo os olhos para maneiras de fidelizar os apaixonados de todos os níveis.
Liderado pelo futebol, o mundo dos esportes viu modalidades surgirem, outras crescerem, muitas se expandirem e se afirmarem na atenção e preferência do público. E a NBA é a liga esportiva que melhor traduz o modelo que combina gestão, expansão e desenvolvimento globais. Com 14 escritórios espalhados pelo mundo (sendo um deles, no Brasil / Rio de Janeiro), o mercado brasileiro é considerado o 'segundo mais estratégico' fora dos EUA (atrás apenas da China).
Conhecida e respeitada pelas iniciativas e ativações que promove todos os anos (NBA House, NBA Finals, NBA Fan Zone, etc), estimulando engajamento e oferecendo 'experiências' ao público em geral, a NBA segue investindo no plano de expansão da NBA Store no país. É parte da estratégia do negócio local.
A primeira unidade da loja oficial foi aberta em outubro de 2016, logo após os Jogos Olímpicos, no BarraShopping (RJ). Foi a primeira da América Latina. De lã para cá, mais seis lojas: Campinas (Shopping Dom Pedro), Mogi das Cruzes (Mogi Shopping), São Paulo (Galeria do Rock), Ribeirão Preto (Shopping Ribeirão), Santo André (Shopping ABC) e Niterói (Plaza Shopping), além do NBA Store Truck (unidade móvel) e da LojaNBA.com (e-commerce).
Uma vez dentro de uma NBA Store, chama atenção dos fãs o ambiente. Enfatizando a importância de proporcionar uma 'autêntica experiência' NBA, as lojas são customizadas nos mínimos detalhes, com telas (jumbotron), vestiários, espaços para videogame, tabela, paredes temáticas, estações de medidas de mãos e pés dos astros da liga, etc.
Na esteira da inovação, a opção foi individualizar a operação, ao contrário de seguir modelos de franquias tradicionais – modelo que foi implantado em outras regiões, em parceria com grandes empresas. No Brasil, as lojas NBA Store são operadas por licenciados pela NBA, com todo o suporte e consultoria da liga, mas pequenos varejistas/parceiros que são também os investidores. Ou seja: operação menor, mas alinhada com planos e estratégias ditadas pela NBA. A combinação da operação individual com a marca global deu certo e gerou excelentes resultados.
SOBRE A NBA
A NBA é uma empresa global de esportes e mídia construída ao redor de três ligas de esportes profissionais: a NBA, a WNBA (liga feminina), a NBA G-League (liga de desenvolvimento da NBA) e a NBA2K League (e-Sports). A liga se estabeleceu internacionalmente com a presença de escritórios em vários mercados pelo mundo (o escritório brasileiro foi aberto em 2012), jogos e programação em 215 países e territórios em 50 línguas, e produtos oficiais da NBA à venda em mais de 100 mil lojas de 100 países em seis continentes. O Brasil é considerado o segundo mercado mais estratégico para a liga no mundo fora dos EUA (atrás apenas da China), além de ser também o maior mercado de varejo fora dos EUA.
Na esfera digital, apresenta a NBA TV, o NBA.com, o NBA App e o NBA League Pass, e é a liga esportiva profissional número 1 nas redes sociais no mundo, com mais de 1,8 bilhão de 'curtidas' e seguidores considerando as plataformas de liga, times e jogadores. No início da temporada 2019-2020, a NBA contou com 108 jogadores internacionais de 38 países e territórios e o Brasil tinha quatro atletas confirmados: Bruno Caboclo (Memphis Grizzlies), Cristiano Felício (Chicago Bulls), Nenê Hilário (Houston Rockets) e Raulzinho Neto (Philadelphia 76ers).
Por meio do programa NBA Cares, a liga aborda questões importantes, trabalhando em parceria com organizações internacionais que apoiam a educação, o desenvolvimento juvenil e familiar, e causas relacionadas à saúde e bem-estar.
Para mais informações sobre as iniciativas da NBA no Brasil, acesse as redes sociais da liga no país: Facebook.com/NBABrasil, Instagram @NBABrasil e Twitter @NBABrasil.
SOBRE O JOCKEY PLAZA SHOPPING
Inaugurado em junho de 2019, o Jockey Plaza Shopping possui mais de 200 mil m² de área construída, com 325 operações, sendo 28 opções na praça de alimentação, além de um boulevard gastronômico com vista panorâmica para a pista de corridas do Jockey Club do Paraná. O empreendimento conta ainda com oito salas de cinema Cinépolis e espaços para jogos e lazer, que tornam o local ainda mais completo. Com um vasto mix de lojas e serviços, é um shopping que se propõe a atender de forma democrática todos os seus perfis de público. O projeto arquitetônico prioriza espaços amplos, iluminação natural e muita área verde, e busca ressignificar o lazer, remetendo o local a uma extensão de um espaço externo. O Jockey Plaza Shopping é um empreendimento do Grupo Tacla Shopping, Casteval, Paysage e GRCA (www.jockeyplaza.com.br).