A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba esclarece que dispõe de estoque de medicamentos para sedação e analgesia. Os profissionais da saúde receberam um nota orientativa apenas para alertar sobre o uso racional dos referidos medicamentos devido ao elevado consumo no país, em razão da pandemia.
“Eu, prefeito de Curitiba, Rafael Greca, lhes asseguro, na nossa cidade não há falta. Nós temos leitos de UTI, anestésicos e relaxantes musculares”, afirmou Greca, em vídeo distribuído nas redes sociais.
O prefeito alerta, porém, para a necessidade de uso racional dos insumos. “É claro que nós pedimos para as equipes médicas usarem com parcimônia, porque a economia de guerra sugere que sempre que há uma possibilidade de carência de produção ou de desabastecimento, ainda que a dispensa esteja fornida. É preciso ter parcimônia”, esclarece.
“Nós, brasileiros que estamos passando talvez pela nossa primeira grande guerra invisível precisamos ter essa visão de economia sustentável. É só isso que instruiu o alerta para as equipes de saúde, para que usem os medicamentos com parcimônia e não desperdicem”, disse. “E tenham certeza, enquanto eu for prefeito, havendo para comprar, vou suprir os almoxarifados, porque ninguém merece o flagelo da dor”, completou.