Neste momento de crise e pandemia mundial, muitas empresas estão doentes e não têm previsão de melhora. Diante disso, encerrar as atividades e fechar as portas parece ser inevitável. Entretanto, assim como na saúde humana, as empresas doentes também podem se recuperar a partir de diagnósticos ágeis e assertivos. No mundo dos negócios, os médicos dão lugar aos consultores empresariais, profissionais capacitados para resolver os mais variados problemas em empresas dos mais variados portes.
O primeiro passo para a recuperação é conhecer a real situação da empresa, a partir de um diagnóstico geral do negócio. Mas cuidado: um diagnóstico errado ou mal feito pode só piorar a situação. O “médico” deve ser rápido e ir direto à raiz do problema, receitando o medicamento correto. Afinal, o empresário não pode perder tempo e, também, não pode errar. Tempo é dinheiro, e errar é perder ainda mais dinheiro.
A questão é: como fazer isso? A solução é buscar um especialista que faça isso com precisão. De acordo com Milton Jaworski, diretor e proprietário da Jaworski Consultoria Empresarial (www.jaworskiconsultoria.com.br), empresa especialista no ramo e com um dos diagnósticos mais rápidos do Brasil, é importante que o empresário não perca tempo ou espere que a situação fique ainda pior. “Quanto mais cedo você se ajustar, mais rápido vai sair dessa situação. E se você sair antes do seu concorrente, já vai estar na frente dele”, diz.
A consultoria empresarial é um serviço de diagnóstico de problemas e análise de dados da empresa, que tem o objetivo de auxiliar o empreendedor a melhorar a sua gestão. Com ela, é possível resolver problemas de capital de giro, formação de preço de venda, estrutura de custo, lançamento financeiro, fluxo de caixa, negociação com bancos, entre outros que possam surgir. Entretanto, o atendimento presencial, modelo atualmente mais difundido no país, oferece um alto custo e atende apenas empresas de médio e grande porte.
Pensando nas pequenas empresas, que são mais vulneráveis e não possuem tanto dinheiro, Jaworski lançou a Consultoria à Distância, com custo 90% mais barato e a mesma eficiência. “O custo é baixo porque não tem despesa de viagem ou estadia, além de que nosso técnico consegue atender simultaneamente várias empresas”, explica. “É como a nova telemedicina. Utilizamos as modernas tecnologias da informação e telecomunicações a nosso favor para poder tratar o paciente de forma correta e oferecer um resultado igual ou até melhor que o atendimento presencial”, completa o especialista.
A partir das informações fornecidas pelo cliente por meio de um formulário enviado no início do serviço, o consultor faz uma análise detalhada que se estende a todos os setores da empresa. Em seguida, o relatório com diagnósticos é enviado por e-mail e é realizada a primeira reunião oficial, por meio de plataformas online de chamadas de vídeo para explicar o documento, passar orientações e responder dúvidas. Após este primeiro momento, cabe ao empresário seguir o planejamento e, mensalmente, informar os dados atualizados da empresa para que seja feita uma nova análise.
Apesar da Consultoria à Distância ter apenas uma reunião mensal oficializada em contrato, Jaworski afirma estar disponíveis para acompanhar tarefas e sanar questões emergenciais a qualquer momento. “Nosso atendimento é full time, então sempre que o cliente precisar ele pode enviar um e-mail, ligar para a empresa ou até mesmo solicitar uma nova videochamada”, diz.
O consultor explica, também, que os resultados do atendimento à distância são os mesmos do presencial, mas com um benefício extra para a empresa: contratos até 90% mais baratos e acessíveis. “A análise estratégica é feita através dos números informados pelo cliente no momento da contratação do serviço. Então a partir de um formulário preenchido de forma correta, é possível alcançar um resultado igual ou até melhor que o atendimento presencial”, completa o especialista.