Marcadas pelo simbolismo que remete ao amor, admiração e romantismo, as flores são sem dúvida a opção mais representativa para presentear no Dia dos Namorados. A tradição de enviar buquês e arranjos para a pessoa amada no dia 12 de junho fez da celebração entre casais a data comemorativa mais importante do ano para o mercado de flores no Brasil, correspondendo ao período de maior volume de vendas no setor. E se tradicionalmente o segmento já se prepara para uma grande quantidade de entregas na data, em meio a pandemia do novo coronavírus, que exige cuidados com as recomendações sanitárias de isolamento, empresários e profissionais da área estão abordando novas estratégias de comercialização para atender as demandas de forma prática e segura.
Com a flexibilização das medidas de isolamento e a indicação de reabertura gradual ou total do comércio, o mercado de flores aposta em um Dia dos Namorados impulsionado pela retomada das vendas presenciais mas ainda bastante focado no e-commerce e entregas. “O período ainda é incerto. Todo o comércio está em adaptação, mas estamos otimistas para um Dia dos Namorados positivo para o mercado”, afirma Bruno José Esperança, diretor geral da Esalflores, maior rede de floriculturas do país. Neste ano, a empresa, que começou sua história em Curitiba e hoje tem pontos de venda espalhados pelo país, está preparando o estoque com buquês clássicos e sugestões de combinações criativas para a data.
Na Esalflores, o Dia dos Namorados costuma aumentar em 30% o volume de vendas, mas para 2020 as estimativas ainda são incertas. Na última data comemorativa importante para o segmento, o Dia das Mães, as vendas superaram as expectativas. “Estamos muito curiosos para ver como será o Dia dos Namorados 2020, uma data fundamental para o nosso mercado. Mesmo com a instabilidade dos últimos meses, os números e indicativos do Dia das Mães nos deram uma boa base de orientação sobre a melhor forma de nos preparar assertivamente para a data mais romântica do ano”, comenta Bruno.
Desde o início do período de quarentena voluntária no Estado do Paraná, a floricultura tem adaptado os formatos de venda e explorado diferentes plataformas para manter suas atividades. “Nos empenhamos em seguir todas as orientações de combate a pandemia sugeridas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades locais. Ao mesmo tempo, buscamos maneiras de manter nossos serviços com a excelência de sempre, mesmo que com novos formatos, ainda mais em um período tão delicado”, explica o diretor da Esalflores. Para o Dia dos Namorados, a floricultura estará de portas abertas atendendo todas solicitações e indicações dos decretos da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado do Paraná, e incentivando que as compras sejam feitas com antecedência, tudo para evitar aglomerações.
Vendas remotas
Além das opções de vendas pelo site e telefone, a Esalflores disponibiliza de uma ferramenta especial para as vendas remotas no Dia dos Namorados: a venda via videochamada. O serviço funciona da seguinte forma: o cliente realiza uma videochamada com a floricultura por meio de um número de WhatsApp (41 3091-0403). Na sequência, ele será atendido por um vendedor que estará no interior da loja matriz da Esalflores, e que mostrará pelo vídeo as opções de plantas, vasos, flores, acessórios e demais artigos disponíveis, além de tirar todas as dúvidas sobre o cuidado e cultivo do item adquirido. A finalização da compra é gerada para pagamento em cartão de crédito ou via picpay e o produto é entregue sem custos, no endereço que o cliente solicitar, respeitando todas as indicações sanitárias de higiene e segurança. “Estamos trabalhando para oferecer opções variadas de produtos e também de formatos de venda para que o público mantenha a tradição de presentear de demostrar o amor com flores no Dia dos Namorados da forma mais prática e conveniente possível”completa Bruno José Esperança.
Mais informações sobre produtos e funcionamento no site www.esalflores.com.br ou pelo telefone (41) 3091-0403.