O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), informou nesta quarta-feira (27) por meio de suas redes sociais que nomeou o jornalista Denian Couto para assumir a Comunicação Social da Prefeitura. Ele assume o posto deixado por Orestes de Andrade Júnior, que saiu do cargo no início de abril.
“Desejo sucesso ao novo integrante do governo que inicia neste momento difícil, causado pela pandemia do novo coronavírus e com o desafio de comunicar as nossas ações de enfrentamento à doença”, escreveu Marchezan no Twitter.
Denian começou a carreira na Rádio Bandeirantes, em Porto Alegre, mas obteve projeção por emissoras do Paraná, com passagens por redes como Jovem Pan e Record. Contudo, ficou marcado no início do ano passado pela denúncia de que ameaçou de morte a ex-noiva.
A denúncia veio à tona em uma matéria publicada pelo The Intercept Brasil no dia 28 de março de 2019. Segundo a reportagem, o jornalista era acusado à época de agredir, física ou verbalmente, quatro mulheres com quem se relacionou.
Um boletim de ocorrência publicado pelo Intercept traz a denúncia feita por Giulianne Kuiava, ex-noiva de Couto, de que ele a ameaçou de morte por telefone, com as palavras: “Cala a boca que eu vou te matar”. A mensagem foi gravada pela vítima e também divulgada pelo Intercept. Na época, Denian disse, segundo o site, que fez a ameaça sob “forte emoção” e por isso não se tratava de um crime.
A mesma reportagem aponta que outras duas denúncias de agressões foram feitas por ex-namoradas, uma delas física e outra verbal, seguida por ameaças. A matéria dizia ainda que o jornalista também foi agressivo com outra ex-colega de trabalho com quem se relacionou.
Como informa uma notícia publicada no Portal Comunique-se em 1º de abril de 2019, as denúncias motivaram protestos do Sindicato do Jornalistas do Paraná e acabaram resultando na demissão de Couto do Grupo RIC, empresa que em Curitiba controla as afiliadas da Record TV e da rádio Jovem Pan.
Na época, Couto publicou uma nota em que classifica a gravação em que ameaça a ex-noiva como “farsa”.
A reportagem encaminhou um pedido de posicionamento do Paço Municipal e de Denian Couto sobre as acusações. A reportagem será atualizada assim que a resposta for encaminhada.
O jornalista @DenianCouto assume hoje a Comunicação Social aqui da Prefeitura. Desejo sucesso ao novo integrante do governo que inicia neste momento difícil, causado pela pandemia do novo coronavírus e com o desafio de comunicar as nossas ações de enfrentamento à doença. pic.twitter.com/AWAljcxRG8
— Nelson Marchezan Jr (@marchezan_) May 27, 2020