Dezesseis empresários da Rua Bley Zornig, polo de lojas de tecidos e aviamentos de costura em Curitiba, doaram 2,1 mil metros quadrados de tecidos e 300 metros de elástico para a Prefeitura. O material, que será usado na confecção de máscaras, foi entregue ao prefeito Rafael Greca, nesta sexta-feira (8/5), no Salão Brasil, por dois representantes do grupo.
A doação foi encaminhada para a Fundação de Ação Social (FAS) que ficará responsável pela confecção dos equipamentos de proteção facial.
“Nós temos cinco Liceus de Ofícios com laboratórios de costura. Vamos abrir essas unidades para que costureiras voluntárias possam ajudar na produção das máscaras”, explicou o prefeito.
Greca ressaltou que a ideia é criar uma fábrica curitibana de máscaras para proteger as pessoas do risco de contaminação pelo novo coronavírus. “Não queremos ter ninguém desavisado andando sem máscara na rua e no ônibus, porque esse vírus mata e nós queremos escapar dele. Queremos que a cidade, voltando a funcionar, gradativamente, tenha proteção e proteja, cada pessoa a si mesmo e a todos que lhe são próximos”, disse.
Ação solidária
A quantidade de tecido doada pelos empresários garantirá a produção de até 12 mil máscaras que serão entregues pela FAS a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Foi essa certeza que levou o empresário Nelson Okamura, da Fane Tecidos, a doar 480 metros quadrados de tricoline 100% algodão para o município, mesmo sendo este o produto mais vendido no momento.
“Esse é o melhor produto que tem para se fazer máscara. É o indicado por todos os órgãos de Saúde, mas decidi doar porque sei que a Prefeitura também vai fazer uma boa ação ao entregar para as pessoas mais carentes que não têm condições de comprar uma máscara”, explicou o empresário.
Okamura esteve na Prefeitura acompanhado do empresário José Antônio Souza, da Souza Tecidos, que doou 120 metros de material para a ação solidária.
Participaram da entrega oficial dos tecidos o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, e o administrador regional do Boqueirão, Ricardo Dias, que fez a articulação junto aos empresários para a doação.
Empresários que doaram tecidos
Cleberson Rodrigo Silva – Fortex Malhas e Tecidos
Eduardo Asagra – Inova Têxtil
Emerson Gonçalves – Megatêxtil
José Antônio Souza – Souza Tecidos
Claudio Toso – RVC Tecidos
Vanderlei Kohler – Kolimanhas Linha Íntima
Edilmar Aparecido Messiano – Araucária Tecidos
Alvacir Cubas Ribas – ACR Malhas e Tecidos
João de Souza e Silva – Djohn Malhas
Imperial Tecidos – Gabriel Tacla
Josemar – Paranatex Têxtil
Nelson Okamura – Fane Tecidos
Luciana Leal – Aquarela Aviamentos
Dricor Comércio de Armarinhos
Kilomalhas
Pano & Cia