Para apoiar os artistas curitibanos neste momento de crise do coronavírus, em que todas as atividades culturais foram canceladas ou suspensas, a Fundação Cultural de Curitiba vai lançar nesta semana um edital para seleção de conteúdos audiovisuais, produzidos individualmente, a serem veiculados em suas redes sociais. O valor disponibilizado para o edital é de R$ 450 mil.
Podem ser curtas-metragens, videoclipes, monólogos, leituras, contação de histórias, clipoemas, vídeodança ou espetáculos de dança solo filmados, arte digital, animações, exposições virtuais, documentários, números de circo individual filmados, entre outros.
“Mesmo em tempos difíceis de enfrentamento do coronavírus, a arte e a beleza consolam. Por isso estamos lançando esse edital para minimizar, dentro do possível, os impactos da pandemia entre aqueles que vivem de sua arte”, disse o prefeito Rafael Greca.
Serão selecionadas 300 propostas e cada uma será adquirida pela Fundação Cultural em suas redes pelo valor de R$ 1.500,00. Os vídeos devem ser de classificação indicativa livre. Poderão se inscrever no edital produtores culturais individuais – pessoa física ou jurídica (MEI), residentes em Curitiba e cadastrados no Sisprofice.
As inscrições serão feitas pelo Sisprofice, em data a ser divulgada em breve, por meio dos formulários padrão e com o envio do link do vídeo na plataforma Youtube. A seleção será feita por uma equipe de especialistas multidisciplinar e a compra dos direitos autorais e o uso dos vídeos será por um ano para uso exclusivo da Fundação Cultural de Curitiba.
“Diante de todas as dificuldades que os tempos de isolamento social nos impõe e, principalmente, dos impactos que o segmento cultural enfrentará, estamos empenhados em atenuar perdas da classe artística ”, ressaltou a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.
Outras ações da FCC para apoio aos artistas e população em geral
Além do edital, a Fundação Cultural de Curitiba está programando outras ações para apoiar os artistas e oferecer entretenimento ao público em tempos de isolamento social:
• Lançamento do APP “Curitiba Lê Digital” – Literatura on-line, com conteúdo de mais de 200 autores de domínio público, autores brasileiros, curitibanos e paranaenses
• Disponibilização por meio de rede social de concertos da Camerata Antiqua de Curitiba, shows e apresentações de outros grupos musicais da FCC; vídeos de apresentações de dança, teatro, circo e outras performances; exposições “Curitiba – Tempo & Memória” e “Presença Negra em Curitiba”.
• Acesso on-line aos acervos da Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Sistema Pergamum: acervos artísticos do Museu da Gravura, Museu da Fotografia, Museu Metropolitano de Arte (MuMA) e Museu de Arte Sacra (MASAC); acervos históricos da Casa da Memória – mais de 10 mil imagens com temas como imigração, famílias pioneiras, vistas da cidade, casas comerciais, cinemas, cafés e confeitarias, praças, ruas e projetos de construções do início do século XX; fotos que ilustram exposições históricas da FCC nos últimos 40 anos, entre outros documentos e referências bibliográficas, que servem de suporte para pesquisadores, estudantes e público em geral; e acervos dos espaços de leitura