A Fundação de Ação Social (FAS) mantém os serviços considerados essenciais à população que vive em situação de risco e vulnerabilidade social, que acontecem nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), unidades de acolhimento, Centros Pop e Casas de Passagem que atendem pessoas em situação de rua.
As equipes da FAS estão intensificando a orientação para a necessidade da higiene pessoal, um trabalho que já acontece diariamente. Nas unidades de acolhimento, por exemplo, o banho é o primeiro serviço que a pessoa em situação de rua acessa ao chegar às unidades. Só depois disso ela é encaminhada para se alimentar e dormir.
Os moradores também são convidados ao acolhimentos nos abrigos e albergues municipais, locais apropriados para receberem alimentação, fazerem higiene e dormirem e evitarem o contato com doenças.
Emergências
Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) passam a atender apenas situações que não podem ser postergadas, como vencimento do prazo de atualização do Cadastro Único e encaminhamento para questões jurídicas.
A partir da próxima segunda-feira (23/3), serão suspensas as atividades nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes. A mesma medida já tinha sido adotada, na última segunda-feira (16/3), para os serviços que atendem idosos, grupo mais vulnerável à doença.