Uma equipe de 50 trabalhadores fez o reforço na varrição e coleta de lixo da região central da cidade na manhã desta quarta-feira (26/2). Com esse efetivo, 130 funcionários, além das equipes rotineiras, trabalharam para garantir a limpeza de Curitiba durante todo o Carnaval.
Os serviços aconteceram nos desfiles da Marechal Deodoro, nos blocos credenciados no Centro Histórico, no bailinho infantil e em todo o trajeto da Zombie Walk, entre outros horários.
Nos quatro dias, estima-se que tenham sido coletadas 16 toneladas de lixo. O quantitativo oficial só será calculado nesta quinta-feira (27/2). Em todo o anel central, de sábado (22/2) a segunda-feira (24/2), a estimativa de recolhimento é de 93 toneladas.
“Eram cerca de 35 profissionais por turno. Com isso, trabalhamos ininterruptamente pelo bem-estar de quem foi aproveitar festas de carnaval na cidade”, contou o diretor do Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura, Edélcio Marques dos Reis.
Nesta quarta-feira, da Praça João Cândido até a Rua São Francisco, foram feitos trabalhos de lavagem e varrição, além de coleta de resíduos como bitucas de cigarro e cacos de vidro.
“Nosso objetivo é sempre deixar a cidade perfeitamente limpa e acessível para todos os curitibanos em suas atividades diárias de trabalho e lazer”, completou Reis.
No próximo fim de semana, destacou o diretor, os encarregados devem monitorar a movimentação de pessoas pelas ruas do Centro para avaliar a necessidade de aumento de efetivo.
Lixo demais
Os números oficiais da pesagem do material serão calculados nesta quinta-feira (27/2), mas apenas no domingo, quando as equipes precisaram limpar duas vezes o mesmo trecho em razão de um tumulto registrado no Largo da Ordem, um caminhão cheio de resíduos foi retirado do local.
Latas, papéis, plásticos e outros materiais descartados indevidamente podem chegar às galerias e parar nos rios, causando poluição e riscos de cheias e alagamentos.
O esquema especial de limpeza da Secretaria do Meio Ambiente vinha acontecendo desde o pré-carnaval.