Quem disse que curitibano não gosta de Carnaval? Quebrando uma imagem carregada por décadas, nos últimos anos a cidade de Curitiba deixou de ser o destino de pessoas que pretendiam apenas fugir das festas. Com atrações criativas, a capital paranaense se consolidou como uma ótima opção para foliões que buscam atrações diferenciadas, com foco na gastronomia e eventos bem peculiares que servem como alternativas à folia tradicional, entre eles o Psycho Carnival e a Zombie Walk.
A mudança do perfil da data na cidade aqueceu o comércio e tem feito a alegria, principalmente, de bares e restaurantes. Até há pouco tempo era muito comum passear por Curitiba durante o Carnaval e encontrar quase tudo fechado. Hoje, com o fortalecimento da data, os empreendimentos têm se dedicado, inclusive, para criar inúmeras ações especiais para atrair cada vez mais público. “O movimento nos bares e restaurantes curitibanos tem aumentado consideravelmente ano a ano durante o Carnaval. O crescimento de 2018 para 2019 neste período foi de 6%. Para 2020, estamos ainda mais animados e esperamos um aumento de 10% nas vendas comparado ao ano passado”, comenta Luciano Bartolomeu, diretor executivo da a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel – PR).
De acordo com Bartolomeu, o aumento se deve a uma verdadeira transformação do perfil da cidade. “Até há pouco tempo, Curitiba era escolhida como uma para descansar e no período de Carnaval. Não perdemos essa característica, mas hoje a cidade oferece, também, muitas opções para quem quer aproveitar a folia. Ou seja, oferecemos uma programação completa, para todos perfis de público, mas com uma infraestrutura dificilmente encontrada em outras cidades com programação de Carnaval”, detalha o diretor executivo da Abrasel – PR.
Percebendo essa tendência, os empresários do setor perceberam que o Carnaval merecia uma atenção especial, com programações exclusivas para atrair curitibanos e turistas. A rede Porks – Porco & Chope, por exemplo, que conta com quatro unidades na cidade, lançou o CarnaPorks, evento que acontece durante todos os dias do Carnaval com música ao vivo, promoções, concursos e, logicamente, muita carne de porco. Além disso, a rede vai promover, entre os dias 21 e 26, o “Carnaval de Jazz” em sua loja localizada bem na frente do Museu Oscar Niemayer (MON), o famoso Museu do Olho, um dos principais cartões postais de Curitiba. “Curitiba tem uma identidade muito própria. A cidade permite inovação e isso faz com que o nosso Carnaval seja cada vez mais interessante. Temos opções para todos perfis de público, e isso contribui para a melhora considerável do movimento na cidade nos últimos anos. As pessoas que querem tranquilidade continuam vindo para cá, mas quem quer se divertir não precisa mais viajar para outros lugares”, comenta José Araújo Netto, fundador da rede Porks – Porco & Chope.
A tradicional Rua 24 Horas também se preparou para a data com o “Festival de Carnaval” com ações especiais, entre elas uma grande promoção de caipirinhas com preços a partir de R$ 7,50, promovida pelas operações Bávaro e Pezzo Italian. Outros empreendimentos famosos na cidade, voltados para os mais variados públicos, como o Bar Quermesse, a hamburgueria O Barba, a cafeteria Café do Moço, a casa de doces Cookie Stories, o Lolla Bar e a casa de cervejas especiais Hop Nation, também anunciaram funcionamento especial nos próximos dias. Localizado no Centro de Curitiba, o complexo gastronômico Vila Urbana vai promover uma grande programação para quem estiver na cidade. Serão realizados shows ao vivo, cabine de pintura, oficina de máscara e pulseiras, entre outras atrações carnavalescas gratuitas. “Pensamos em uma programação com atrações especiais, tudo para que o Carnaval seja divertido e inesquecível para o público. Serão dias incríveis para confirmar essa nova cara de Curitiba”, comenta Lucas Velasques, sócio administrador da Vila Urbana.
Outro complexo de entretenimento que abrirá normalmente durante o Carnaval é o badalado Hauer Shopping, localizado no Batel, uma das regiões mais nobres da cidade de Curitiba. O empreendimento, que conta com 18 operações gastronômicas, vai promover o “Carnaval do Respeito”, com atrações musicais comandadas por mulheres. “Estamos bem felizes com a repercussão que o Carnaval curitibano ganhou nos últimos anos. Isso nos anima cada vez mais e nos traz a confiança necessária para criar eventos especiais durantes essa época do ano”, comenta Raphael Medeiros Adada, presidente da Associação dos Lojistas do Hauer Shopping (ALHS).
Para completar, empreendimentos recém-inaugurados na capital paranaense, como a Pizzaria da Mathilda, que aposta no modo napolitano de fazer pizza, e o restaurante Kitsune, comandado pelo premiado chef Andre Pionteke, querem aproveitar a data para conquistar o público curitibano e turistas. “Com muitas pessoas circulando pela cidade, será uma ótima data para validarmos nossos produtos. Tudo indica que o Carnaval 2020 será muito positivo para os empresários curitibanos”, completa Daniel Mocellin, proprietário e idealizador da Pizzaria da Mathilda.