Estudantes de escolas municipais de Curitiba foram destaque no Torneio Regional de Robótica First Lego League (FLL), realizado nesta sexta-feira (14/2) e sábado (15/2), na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). A First Lego League tem nesta edição o tema City Shaper (modelador da cidade).
A equipe Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva (Cajuru), conquistou uma vaga para a etapa nacional, que será realizada em São Paulo, nos dias 7 e 8 de março. A equipe – que já tem prêmio internacional no currículo – também conquistou o prêmio de design de robô neste sábado.
Já os estudantes da equipe Cyber Rex, da Escola Municipal Omar Sabbag, ganharam o prêmio de solução inovadora e concorrem a participar do prêmio Global Inovation, que acontecerá nos Estados Unidos. A equipe apresentou uma proposta inovadora que superou as avaliações do torneio regional. É um equipamento áudio descritivo para deficientes chamado Cyber Blind.
O grupo Fusion Robôs, da escola São Miguel, conquistou o prêmio Core Values, que trata sobre os valores do trabalho em equipe. E a Alcatéia, do Caic Cândido Portinari, conquistou o prêmio por superar as adversidades.
A escola Maria Clara Brandão Tesserolli (Pinheirinho) também participou.
Investimentos
As escolas da rede municipal começaram este ano letivo, em 12 de fevereiro, com novos kits de robótica para os estudantes. A Prefeitura de Curitiba já investiu cerca de R$ 1,3 milhão em robótica educacional.
“Os kits permitem a montagem de diversos protótipos e programação de robótica. É possível fazer navios, aviões, robôs, enfim, tudo o que se pode imaginar. As peças são de fácil encaixe e esses itens enriquecem o material que as escolas já possuem para trabalhar com robótica”, explica a coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação da Secretaria Municipal da Educação, Estela Endlich.
Prêmio no Líbano
Em junho do ano passado, a equipe Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, foi para o pódio da First Lego League, competição internacional de robótica realizada na cidade de Biblos, no Líbano. Levaram o bronze de design mecânico.