Uma baleia rara foi encontrada encalhada na praia da Guarda do Embaú, no município de Palhoça, na manhã desta quinta-feira (13). A carcaça era de uma fêmea adulta de baleia-bicuda-de-cuvier (espécie Ziphius cavirostris), com 6,2 metros de comprimento.
De acordo com o Instituto, esse é o primeiro registro do espécime raro, de hábito oceânico, em Santa Catarina.
Apesar de ser chamado de baleia, o animal faz parte do grupo dos golfinhos, que possuem dentes. Outra característica que o difere muito das outras espécies é que os machos adultos possuem apenas um único par de dentes que se projetam para frente e para fora da boca, na ponta da mandíbula inferior.
Necropsia
O animal foi encontrado durante o monitoramento de praias pela equipe do Instituto Australis, que acionou outras equipes do PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos) para realização da necropsia. Após o exame, o esqueleto deve ser recolhido e preparado para exposição na sede do Instituto, e a carcaça enterrada na praia.
Entretanto, como a maré está alta, ainda não foi possível retirá-la da água. As equipes aguardam a confirmação da disponibilidade de uma máquina para remoção do animal. Caso isso não seja possível, a necropsia deve ser feita no local.
Às informações são do ND+