Feira Especial de Natal da Praça Osório, no Centro. A tradicional atração da Prefeitura abre, às 10h, a programação oficial do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019.
A partir das 19h, também serão acesas as luzes das 25 árvores de Natal deste ano, que vão transformar Curitiba, definitivamente, na cidade luz dos Pinhais.
Serão 32 dias com mais de 130 atrações da Prefeitura, de empresas patrocinadoras e privadas, que incluem autos, corais, concertos, exposições de presépios e feiras. As atrações vão ocorrer até 23 de dezembro no Centro e em bairros da capital.
"A programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019 foi concebida para espalhar o espírito de paz e de união entre as pessoas, transformando nossa cidade também em uma ótima opção turística para desfrutar das festas de fim de ano", destaca o prefeito Rafael Greca.
Artesanato natalino
A Feira Especial de Natal da Praça Osório reúne, a partir desta sexta-feira (22/11), uma grande variedade de produtos artesanais de decoração e presentes natalinos para moradores e turistas que estiverem no Centro da capital.
Serão 61 barracas com presépios, guirlandas, santas ceias, brinquedos, souvenirs com temática da capital, acessórios de papelaria, bolsas e objetos decorativos. Também não poderiam faltar bancas de artesanato gastronômico com temática natalina, como panetones, chocotones, bombons, e opções gastronômicas de diversas regiões do Brasil e do mundo, como acarajé, bolinho de bacalhau, pierogi, empanadas chilenas e polpeta.
O trabalho da artesã Maria Dall Onder Silva teve início há vários meses. Quem passar pela banca da expositora poderá apreciar e levar para casa guirlandas, arranjos de mesa e árvores de Natal.
"São peças delicadas, todas feitas a mão, e decoradas com ramos que simulam folhas de pinheiros, além de laços, velas, flores e bolinhas em tons de dourado e vermelho", conta Maria.
A artesã Marisa Semmer irá comercializar capas para encosto de cadeira de mesa com motivos natalinos e saias para árvores de Natal. Além disso, ela estará expondo curiosos calendários infantis que fazem a "contagem regressiva" para a véspera de Natal.
"É um lúdico item de decoração de Natal que coloca toda a família no clima de celebração da data", explica ela, sobre o calendário de 24 dias que traz ninchos para que diariamente a criança possa colocar uma moeda ou pedrinha e ir se aproximando da véspera de Natal.
Atrações
A capital volta a celebrar o Natal com criatividade e de maneira inovadora, com uma programação descentralizada, uma rede de voluntários e o apoio financeiro de patrocinadores privados que viabilizaram algumas das principais atrações.
"Será a maior programação gratuita do país e que consolida Curitiba no calendário nacional de festas de fim de ano", completa Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.
Entre as novidades deste ano está o Natal Condor no Passeio, que estreia no domingo (24/11) e terá carrossel, trenzinho, feira gastronômica e espetáculo no Passeio Público. Tudo de graça.
O balé O Quebra Nozes nas Ruínas de São Francisco e a Ópera no Palácio Garibaldi são outras atrações, assim como a Roda gigante da Vila de Natal Electrolux na Praça Santos Andrade, o Coral do Palácio Avenida, a rua iluminada da Família Moletta no Umbará e o Natal do Paço da Liberdade.
A programação termina em 23 de dezembro, com o Oratório de Natal no Parque Tanguá.
Serviço: Feira de Natal na Praça Osório
Data: de sexta-feira (22/11) a 23 de dezembro
Local: Praça Osório, no Centro
Horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 20h.
A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019 com o patrocínio dos Supermercados Condor, Caixa Econômica Federal/Governo Federal, Electrolux, Volvo, Samar Iluminação, Servopa, Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (Acisf) e Associação dos Lojistas do ParkShoppingBarigui. A programação de espetáculos vai até 23 de dezembro e a decoração poderá ser vista até 6 de janeiro.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: https://natal.curitiba.pr.gov.br/
A programação está sujeita a alterações.